Se você usa a bike como meio de transporte com alguma frequência, cedo ou tarde vai acontecer com você: um motorista irritado com seu estilo de pedal ou simplesmente com sua existência na pista, vai interagir ou mesmo até te agredir. Aí vem a questão: como lidar com motoristas nervosos?
Como ciclistas, estamos numa posição muito mais vulnerável nesses conflitos. Então se manter em segurança, e não aumentar o grau de agressividade – deve ser a prioridade. Veja abaixo algumas dicas para lidar com motoristas nervosos no trânsito.
Veja também
+ Lulu5 Outside: dicas para começar a pedalar com segurança
+ Os benefícios de pedalar até o trabalho
+ Ilhas da Indonésia vão a leilão e ambientalistas estão perturbados
Seja racional
Anote a placa e crie registros da situação, como fotos, vídeos ou pegar o contato de testemunhas. Lembre-se que quando você está lidando com alguém capaz de gritar com um completo estranho na rua, você não está lidando com alguém racional. Responder deveria ser a última prioridade, bem depois de anotar a placa do carro, caso as coisas fiquem complicadas.
Seja educado e humano
Reconheça que você não vai mudar a cabeça do motorista entrando numa disputa de gritos na rua. Não importa quantas respostas espertas você tenha decorado e estejam na ponta da língua. Se você tiver que responder, resista ao desespero de aliviar a tensão e em vez disso, lembre o motorista que você também é humano. Não há uma regra definida sobre como lidar com motoristas nervosos, mas achar algo que o lembre que você é uma pessoa antes de ser um ciclista, ajuda. E se você não resiste a fazer gestos, faça um “joia”, ou acene, em vez de xingar. Não é porque essa pessoa é raivosa que você tem que ser também.
Saiba quando deixar quieto
Então, o que você deve fazer se um motorista sair do carro? Larson lembra que não é covardia evitar um conflito que você sequer começou. E se gritar para pessoas na rua é dentro da lei, geralmente, se você se sentir fisicamente ameaçado, ache um lugar seguro e chame a polícia. Tenha certeza de ter gravado detalhes do veículo, inclusive a placa, se você conseguir. E se você ver outros ciclistas passando por constrangimentos, fique por perto para poder testemunhar, se eles precisarem.
Foque na parte boa de pedalar
Portanto, lembre-se que usar a bike como meio de transporte é divertido – e a melhor maneira de curtir isso assim é seguir as leis de trânsito e não deixar a negatividade tomar conta. E se isso te ajudar a ficar mais relax, considere que você não faria nada que afetasse publicamente seu “segundo emprego”: embaixador das ruas do deslocamento de bike.