Se você quer experimentar a vanlife mas está com o orçamento apertado, temos uma boa notícia: é possível encontrar um meio termo para um motorhome barato. Existe uma categoria extremamente interessante no meio do caminho, que são os “veículos camperizados”, ou campervan, como são chamadas na Europa e EUA as vans convertidas na base do “faça você mesmo”. A palavra vem de “camper”, cujo significado está ligado a acampar. São carros de passeio que passam por adaptações para cumprir a função de motorhome.
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O grau dessas adaptações pode variar: é possível desde acrescentar um módulo externo que amplie o espaço até adaptações mais simples e totalmente removível em que em carro comum. Em termos de conforto e autonomia, eles ficam no meio do caminho entre um motorhome tradicional, que costuma incluir cozinha e banheiro, às vezes até com chuveiro, e o car camping, modalidade em que o equipamento de acampar simplesmente é acomodado no porta-malas antes de cair na estrada.
Qualquer carro serve para adaptar um motorhome barato?
Se você está louco de vontade de se aventurar mas não pode trocar de carro no momento, não desanime. Existe projetos incríveis que transformam até modelos compactos como o Ford Ka ou Fiat Uno em mini campers. É claro que outros modelos maiores dão mais liberdade de movimento: minivans e veículos utilitários são ótimos para isso, por terem mais espaço interno.
Se você colocar na internet o nome do “modelo do seu carro + motorhome”, é bem possível que encontre alguém que já fez essa adaptação. Contudo, alguns modelos são os preferidos porque facilitam muito a missão. A Fiat Doblò, a Ducato e a Fiorino são bem populares, assim como a Renault Master ou Kangoo. A Kombi segue sendo imbatível para quem quer se dedicar ao projeto, seja pela estética retrô, pelo baixo custo ou pelo enorme espaço interno (mas pode exigir uma reforma mais intensa!).
Este tipo de motorhome barato é para mim?
Se você não está acostumado a acampar e quer um nível de conforto e privacidade mais próximos de uma hospedagem tradicional, só que sobre rodas, um motorhome tradicional pode ser mais indicado. Ou ao menos uma campervan com mais adatações de conformo, a partir de um carro grande tipo furgão, o que certamente aumenta o investimento. Ainda assim, fica muito mais barato do que um motorhome pronto.
Se você quer viajar mais gastando menos e está acostumado a acampar, a campervan dará uma sensação de “upgrade” de conforto, já que você poderá colocar colchonetes mais confortáveis, terá um isolamento melhor no frio comparado a uma barraca comum, poderá montar uma cozinha de acampamento mais completa e variada, carregar comida e bebida sem restrição de peso e, de quebra, levar sem dor na consciência bugigangas que tornam o tempo livre nas paradas mais agradável. Mesinhas, banquinhos dobráveis, lanternas de pendurar, rede, mais trocas de roupa e calçados…
Uma dica para aumentar a capacidade de carga é colocar um rack de teto e um bagageiro de teto, que comportam um volume entre 200 a 600 litros, a depender do modelo.
A campervan totalmente desmontável tem outra vantagem: de segunda a sexta, ela volta a ser um veículo de passeio normal, sem acarretar consumo de combustível extra pelo peso da estrutura adicionada. Por outro lado, um motorhome barato sem adaptações estruturais não oferece recursos suficientes para uma viagem mais longa e com autonomia.
Portanto, o melhor veículo depende de você quer morar na estrada ou apenas aumentar a frequência e intensidade das aventuras nas férias, feriados e fins de semana.
É preciso regularizar as modificações no carro?
A legislação brasileira permite que você mesmo construa seu motorhome desde que siga as normas do Inmetro e assine um documento se responsabilizando pela construção. Se não houver alterações estruturais ou na parte elétrica, como nos casos de adaptações totalmente desmontáveis, não é preciso se preocupar com isso.
Qual o gasto para transformar meu carro em um motorhome barato?
Depende do nível de alterações que você pretende fazer. Instalar uma segunda bateria para alimentar mini-geladeira e eletrônicos, por exemplo, exige mais conhecimento técnico e provavelmente mão-de-obra especializada, sem falar no material.
O valor final também depende se você vai construir você mesmo elementos como estruturas de madeira ou se vai mandar fazer em um marceneiro, por exemplo. Alterações mais permanentes, como isolamento térmico, ajudam em viagens mais longas em climas extremos, como Patagônia, mas também aumentam o custo do projeto.
Se você for começar do zero, os itens essenciais para a maioria das adaptações incluem estrutura de madeira para criar nichos e formar uma base uniforme para a cama, colchonetes, saco de dormir ou lençóis e cobertor, fogareiro a gás e kit de cozinha, com panelas, pratos, copos e utensílios. No carro, nem tudo precisa ser específico para camping, o que diminui muito os custos. Muita coisa você pode aproveitar de casa mesmo.
Há projetos que começaram a rodar com R$ 550 de material, incluindo cozinha com pia e cama, mas o céu é o limite. Também é possível montar apenas o básico e aumentar itens de conforto com o tempo.
O que é indispensável num motorhome barato?
Basicamente, todos os projetos de motorhome barato têm em comum pelo menos uma plataforma plana para dormir, que deve ter o comprimento mínimo da pessoa mais alta que irá deitar, e cozinha – pelo menos uma boca de fogareiro. Dependendo do espaço interno do carro, alguns projetos também comportam espaço para sentar, pia e mini bancada para trabalhar, cozinhar e fazer a refeição. Galões de água para beber, cozinhar e eventualmente tomar banho também precisam ser inclusos.
Mas e o banheiro?
Este é o principal problema da maioria dos projetos de campervan: o motorhome barato quase nunca tem uma solução integrada confortável e prática para o banheiro. A maioria das pessoas usa o banheiro de acampamentos, supermercados, lanchonetes e outros estabelecimentos. Se você estiver em um local remoto na natureza, pode usar as regras de mínimo impacto e enterrar seus dejetos como se estivesse em um acampamento selvagem, seguindo as regras de profundidade do buraco e distância mínima de cursos d’água.
Embora mais difíceis de achar no Brasil, existem soluções bastante interessantes para o banheiro, se o espaço interno permitir. As mais simples são basicamente um balde com assento e tampa, que pode ser usado com um saco de lixo biodegradável, para facilitar a limpeza. Uma alternativa são os vasos sanitários portáteis tipo porta potty, que não exigem conexão externa. Os modelos mais sofisticados do mercado fazem até a compostagem dos dejetos. É preciso levar em conta a disposição de fazer a limpeza dos vasos; dependendo do perfil de viagem, usar banheiros disponíveis pela estrada pode ser mais prático.
Para o banho nas campervans sem box de motorhome, a solução mais simples é um chuveiro portátil de acampamento, que pode ser preso numa árvore ou até no carro, se o teto for alto. Há modelos feitos em material que absorve o calor da luz do sol, esquentando a água. Modelos com bomba de ar permitem controlar a pressão do chuveiro e por isso nem precisam ser pendurados, servindo também como torneira para outras tarefas, como lavar a louça.
Qual categoria de CNH preciso para dirigir um motorhome ou campervan?
A carteira de habilitação categoria B utilizada para dirigir veículos de passeio permite dirigir qualquer veículo cujo o PBT (Peso Bruto Total) registrado no documento não ultrapasse os 3.500 KG (acima disso, é necessário ter carteira categoria C).
Porém, se o motorhome foi adaptado e posteriormente documentado como motor casa, você poderá dirigi-lo com a carteira categoria B, desde que ele não ultrapasse os 6.000 KG de PBT.