Reposição de colágeno para quem é vegano: como fazer

Por Redação

Reposição de colágeno para quem é vegano: veja como fazer
Imagem: Shutterstock

Como a reposição de colágeno pode ser feita por quem é vegano, uma vez que a hidroxiprolina, um dos aminoácidos mais importantes para a construção da pele, não está presente em fontes vegetais? Compensando com alimentos de origem vegetal que possuem os aminoácidos certos!

+ Quais são os benefícios do colágeno?
+ Como a gelatina fonte de colágeno ajuda no fortalecimento dos ligamentos
+ Alimentos que protegem a pele do surfista

Considerada uma das proteínas mais importantes do corpo humano, o colágeno configura 25% de toda a proteína corporal, sendo fundamental para a pele, cabelos, articulações, ossos e até mesmo para os órgãos. No entanto, a partir dos 25 anos o corpo começa a perder gradativamente essa proteína.

Estudos apontam que a falta de colágeno acelera o processo natural de envelhecimento da pele e outros órgãos, pois a redução dessa proteína ocasiona à perda de elasticidade, causando rugas e flacidez. Os músculos também são afetados diminuindo suas fibras e resistência. As articulações ficam mais fracas e a consistência dos ossos diminui.

Para fazer a reposição de colágeno no corpo, é necessário buscar por alimentos que possuem os aminoácidos que formam a proteína. São eles a Glisina, Prolina e Hidroxiprolina, que podem ser encontrados em carne, peixe, leite, ovo, queijo, entre outros.

Reposição de colágeno para quem é vegano

Para os veganos, a dermaticista Patrícia Elias, especialista em saúde da pele explica que “a solução é procurar por fontes de colágeno, ou seja, encontrar alimentos de origem vegetal que possuem os aminoácidos certos, possibilitando que o próprio corpo produza o colágeno no organismo”.

A lista de alimentos ricos em prolina e glicina são: ágar-ágar, uma microalga que ajuda na formação do colágeno – interessante consumir junto com Vitamina C que também estimula a produção de colágeno e silício orgânico, um dos maiores precursores diretamente de colágeno – nozes, avelã, castanha de caju, castanhas do pará, cebolinha, repolho, soja, feijão, amendoim, ervilha, quinoa, pistache, algas, semente de abóbora, arroz integral, trigo, aveia, banana, kiwi, couve, espinafre, pepino.

“Beber bastante água para hidratar o corpo fará toda a diferença em uma pele bonita e saudável, além de dormir bem e cuidar da saúde do intestino”, acrescenta Patrícia.

Segundo a dermaticista, os resultados atingidos elevam a qualidade de vida e evitam doenças ligadas ao desgaste ósseo. “Quem realiza atividades físicas também percebe uma melhora na performance com os benefícios do colágeno, que fortalece a musculatura e as estruturas”, finaliza.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo