Como cuidar do seu equipamento de corrida para que dure mais

Como cuidar do seu equipamento de corrida para que dure mais
Foto: Shutterstock

O que você veste em uma corrida afeta seu desempenho pessoal e conforto. O quanto você compra impacta o mundo. A nova produção de vestuário libera 4 milhões de toneladas de emissões de carbono nocivas anualmente. E as indústrias de vestuário e calçados são responsáveis por 8% das emissões mundiais de gases de efeito estufa todos os anos, de acordo com a Low Impact Alliance, um grupo de defesa focado em ajudar a indústria de corrida a se tornar mais ambientalmente responsável.

+ Alimentos ultraprocessados prejudicam a memória dos idosos, aponta estudo preliminar

+ Prática de exercícios físicos pode facilitar orgasmo; entenda

+ WSL Finals: “Baboseira as pessoas questionarem se é justo ou não”, diz Alex Guaraná

Cuidar ativamente das roupas que você já tem pode reduzir significativamente a quantidade de equipamentos novos que você precisa comprar e a quantidade de coisas velhas que você contribui para os aterros, tornando-se uma pedra angular da vida sustentável.

5 maneiras sustentáveis de cuidar do equipamento de corrida

Aqui estão cinco maneiras de comprar de forma mais inteligente e manter suas roupas de corrida durando mais e fora dos aterros sanitários.

Compre tecidos sustentáveis

Poléster, nylon e lã são conhecidos por serem bastante duráveis e duradouros. “A lã é um dos tipos de fibra natural de melhor desempenho para roupas esportivas”, diz Preeti Arya, professora assistente de desenvolvimento e marketing têxtil no Fashion Institute of Technology. A lã também é sustentável e biodegradável. Agora, você pode comprar praticamente tudo o que precisa feito de lã: leggings, camisas, roupas íntimas, sutiãs esportivos e, claro, meias, suéteres e jaquetas.

Uma fibra que Arya recomenda evitar é a lycra, quando ela compõe mais de 10% da roupa. Seu objetivo é dar à peça um pouco de elasticidade, o que a torna boa em pequenas quantidades. Mas não é durável e comprometerá a integridade de peça caso componha a maior parte da construção.

Torna-se um mestre de lavanderia

Aumente a longevidade de suas roupas cuidando delas, diz Arya. Seu conselho: lave com cores semelhantes em um ciclo suave e morno com um detergente líquido suave (detergentes granulares podem degradar fisicamente o tecido). Ela também observa que detergentes fortes e especiais que são comercializados para atletas geralmente não são necessários.

Outros produtos a evitar: amaciantes e alvejantes à base de cloro. E “a secagem deve ser feita em fogo baixo, pois a maioria das roupas esportivas é feita de fibras à base de petróleo, que são sensíveis ao calor.”

Controle o fedor

Você sabe aquela camisa de corrida que você tem que aparecer segurar o B.O, não importa quantas vezes você a lave? Você pode se antecipar a isso! “É difícil se a roupa for feita de fibras à base de petróleo, como nylon, poliéster ou acrílico”, diz Arya. Essas fibras retêm o odor. Mas se você fizer um esforço para lavá-los logo após um treino particularmente suado, o cheiro não permanecerá. Se uma carga de roupa depois de cada corrida parece impraticável, enxaguar o sutiã esportivo e a camisa no chuveiro pode impedir que o suor seque. Estenda para secar em uma toalha para evitar que fiquem mofados antes do dia de lavar.

Repare onde puder

Estima-se que 10 milhões de itens de vestuário acabem prematuramente em aterros sanitários todos os anos. Prolongar a vida útil de uma peça de vestuário em um ano pode reduzir sua pegada de carbono em 25%, de acordo com a calculadora de pegada de moda Thredup. Não sabe como consertar seus fios irregulares? Algumas marcas de outdoor, como a Patagonia, consertam suas roupas gratuitamente. Ou faça você mesmo com adesivos de cola e ferro, enquanto também adiciona um toque de sua própria personalidade.

Dê vida nova às suas roupas

Só você pode decidir se suas roupas de corrida realmente chegaram ao fim. “Para algumas pessoas, pode ser uma cor opaca ou formação de pílulas ou um buraco”, diz Arya. Se for esse o caso, reserve um segundo antes de descartá-lo para decidir onde mais poderia ser usado. Acha que outra pessoa ainda poderia tirar um bom proveito disso? Considere doar para um amigo ou um abrigo local. Você também pode mantê-los por perto para quando precisar usar algo que não se importe de ser destruído ou cortar para usar como panos de limpeza. Seja criativo com essas roupas!