Barracas são feitas para aguentar sol, frio, vento e chuva, mas elas precisam de cuidados se a intenção é fazer com que durem por muitos anos. Dois profissionais de reparos desses equipamentos explicaram como cuidar da sua barraca.
Veja as dicas:
1. Escolha o lugar do camping com sabedoria
O começo de tudo é um bom lugar para armar a barraca. “É melhor escolher um local abrigado, em vez de uma encosta pelada, por exemplo”, diz Charlie lane, que conserta até 200 barracas por mês trabalhando na marca MSR. A barraca é desnecessariamente atacada pelo vento quando você a deixa em um terreno desprotegido.
2. Arme a barraca direito
As barracas são feitas para durar bastante e aguentar as intempéries, mas as peças podem quebrar se não forem usadas corretamente. Charlie vê muitas varetas quebradas e avanços rasgados devido ao mau uso. É melhor ler o manual de instruções com atenção e se certificar de que tudo está montado da maneira certa.
Leia mais
+ Guia para te ajudar a decidir qual barraca comprar
+ As 6 melhores barracas indicadas pela Go Outside
3. Mantenha sua barraca limpa
Sujeira e os óleos naturais do corpo acabam desgastando a camada à prova d’água do tecido. Quando a barraca estiver visivelmente suja, é hora de limpá-la da mesma maneira que se limpa um casaco impermeável. Há alguns produtos especializados no mercado, mas um sabão neutro também funciona. Lave somente à mão e certifique-se de que está tudo bem seco antes de guardar novamente.
4. Seque a barraca
As partes impermeáveis podem começar a se desfazer se a barraca for guardada molhada, de acordo com Lindsey Stone, gerente de uma loja de produtos à prova d’água em Seattle, nos EUA. Guardar a barraca molhada também pode causar mofo. Para cuidar da barraca, Lindsey sugere montar a barraca em casa toda vez que você voltar de uma viagem, e esperar que ela seque completamente antes de guardá-la.
5. Não guarde a barraca na sacola dela
Não tem problema levar e trazer a barraca comprimida, mas durante o tempo que ela passa encostada na sua garagem é melhor guardá-la em uma sacola maior, se possível, para dar espaço para os materiais respirarem.
6. Trate bem os zíperes
Em sua loja, Lindsey vê mais zíperes quebrados do que qualquer outro problema. A sugestão é ser muito paciente caso o zíper enrosque em outra parte da barraca, e usar um pano úmido e/ou um lubrificante para fazer a limpeza, que impede que a sujeira estrague o metal por dentro. Você também pode encerar os zíperes. isso faz com que eles funcionem sem problemas, e também previne que areia e sujeira entrem no mecanismo. Há produtos específicos para isso, mas a cera de velas comuns também funciona.
7. Enxágue seus specs
Um dos problemas mais comuns na loja de Lindsey são specs corroídos pela água do mar ou pela maresia. O sal oxida o metal e pode até fazer o spec quebrar. Para cuidar da sua barraca, a sugestão é enxaguar os specs após o uso, mesmo que você não tenha acampado diretamente na praia.
8. Não confie no silver tape para reparos de longa duração
Claro que a fita mágica é ótima quando um pedaço da barraca se rasga no meio do mato, mas ela se desfaz e perde a cola com o tempo. Melhor usar um material mais forte e levar a barraca para o conserto assim que possível.