Pele das mãos na escalada: como lidar com suor, feridas e mais

Pele das mãos na escalada
Foto: Freepik

Se suas palmas e pontas dos dedos não estiverem bem, você provavelmente não vai conseguir escalar. Vamos falar sobre soluções de cuidado com a pele das mãos e ouvir o que os profissionais têm a dizer.

+ 6 maneiras de se livrar da pele descascando
+ Aprenda a proteger sua pele durante atividades ao ar livre no inverno
+ Usar maquiagem durante exercício físico pode ser prejudicial à pele, relata estudo

De mãos suadas a pontas finas, pele esfolada, rachaduras e a nefasta pelinha solta, há uma série de problemas de pele esperando para atrapalhar sua escalada. A boa notícia é que os escaladores aprenderam bastante sobre como resolver esses problemas. Neste artigo, vamos cobrir algumas coisas que você precisa saber sobre cuidados com a pele ao escalar.

Cuidando da pele das mãos na escalada

Desempenho na escalada: pele das mãos suada vs. pele seca

Do ponto de vista do desempenho, o cuidado com a pele na escalada se resume a saber se suas mãos estão muito úmidas ou muito secas. Se suas mãos estiverem extremamente suadas, você escorregará das agarras. A umidade excessiva também leva a uma pele mais macia, causando um aumento em certos ferimentos, como rachaduras sangrentas e peles soltas.

Mas se sua pele estiver muito dura, resistente e seca, você corre o risco de ter pontas “vidradas”, resultando em zero atrito com a rocha, uma receita para escorregar. A pele seca também é mais propensa a rachar e fissurar.

Há más notícias em ambos os extremos, então você precisa encontrar um meio-termo. Você quer umidade e maleabilidade suficientes na pele para que ela se ajuste e agarre na rocha, mas não tanto a ponto de escorregar. A maioria dos escaladores se posiciona em um dos lados desse espectro — alguns têm mãos naturalmente suadas, outros têm mãos naturalmente secas — então os cuidados com a pele variam de pessoa para pessoa.

O escalador e treinador norte-americano Cameron Hörst, que lida principalmente com pele das mãos úmida, diz: “Minha tática usual é aplicar a pomada Antihydral nas palmas das mãos em noites alternadas na semana antes da minha viagem. Continuo aplicando — geralmente a cada poucos dias — dependendo das condições, tipo de rocha e agarras durante a viagem. Eu aplico nas palmas, em vez das pontas dos dedos, porque pessoalmente tenho resultados negativos ao ter pontas dos dedos muito secas.”

“A Antihydral deixa minha pele muito frágil, e ao puxar em agarras pequenas, causa rachaduras nas pontas dos dedos. Descobri que aplicá-lo nas palmas — onde as glândulas sudoríparas das mãos se originam — tem um efeito geral de secagem em toda a mão.”

Além da aplicação de Antihydral, Hörst recomenda minimizar o tempo gasto no banho, lavando as mãos e lavando louça. “Descobri que lavar as mãos com detergente para louça durante as viagens, em vez de sabão convencional, mantém minhas mãos mais secas.”

Para evitar que suas mãos fiquem muito secas, Hörst usa creme hidratante após os banhos pós-escalada (antes dos dias de descanso). “Se eu estiver sempre secando minhas mãos ao longo de semanas, minhas mãos ficam muito desconfortáveis”, diz ele. “Há um equilíbrio que precisa ser ajustado para cada um.”

Pele das mãos na escalada: dicas e truques para proteger a pele

Outro aspecto dos cuidados com a pele das mãos é protegê-la para evitar que se machuque. Como mencionamos acima, a pele mais saudável é um equilíbrio entre úmida e seca.

A umidade excessiva, particularmente nas pontas dos dedos e palmas, pode levar a sangramentos, cortes e rasgos. A pele seca e dura, embora geralmente mais durável, pode rachar mais facilmente. Tanto a pele excessivamente úmida quanto a excessivamente seca podem causar problemas de desempenho.

Uso de esparadrapo

Você pode proteger sua pele das mãos usando esparadrapo. A fita é usada tanto para prevenir danos à pele em primeiro lugar, como ao escalar fendas, quanto (mais frequentemente) para proteger e curar danos existentes.

A escaladora de trad norte-americana Molly Mitchell admite que adota uma abordagem bastante despreocupada para curar feridas na pele. “Esfregue um pouco de magnésio e siga em frente”, brincou ela.

Ela mencionou uma dica pessoal. “Se eu tiver uma pelinha solta ou rachadura e precisar usar fita, sempre uso supercola [super bonder] também”, disse ela. “[Isso] faz a fita permanecer no lugar e realmente funcionar. Eu colo a primeira parte da fita na minha pele — só um pouco, não na ferida — depois enrolo e colo a última parte da fita na própria fita.” Se cortes e rasgos não estiverem cicatrizando sozinhos, Mitchell recomenda Neosporin e um Band-Aid durante a noite para promover uma recuperação mais rápida.

Na maioria das escaladas, não há motivo para usar fita antes de se machucar, a menos que você esteja escalando fendas. No entanto, se você está projetando uma via com uma agarra que está causando danos particulares — como um pequeno cristal ou uma agarra muito afiada — pode considerar colocar fita no dedo naquele ponto específico para evitar lesões na peledas mãos enquanto pratica.

Lixar

Lixar a pele saliente (ex. calos) é outra tática que pode manter sua pele das mãos lisa e maleável, evitando rasgos. Você quer a superfície da sua pele nivelada e uniforme para evitar que protuberâncias prendam na rocha e rasguem.

Nivelar as camadas da sua pele das mãos também promove um crescimento mais rápido (só não exagere e torne sua pele muito fina). Você pode usar lixa básica para isso, uma lixa de unhas ou uma lixa de mão dedicada para escalada. Também é inteligente lixar a pele morta à medida que as lesões cicatrizam.

Outros fatores

Dieta e hidratação também desempenham um papel. Beber água suficiente, ter uma dieta com alimentos integrais com muito pouco açúcar ou alimentos processados, e evitar álcool e cafeína podem ajudar a promover condições ideais da pele das mãos.

Como escalador iniciante, também é útil pensar sobre como você está usando suas mãos. Movimentos dinâmicos e rolantes são notórios por produzir aquelas pelinhas soltas. Quando você sentir sua pele das mãos ficando extra-sensível, como no final de uma longa sessão, escale devagar e faça movimentos estáticos.

Se você está lidando com muitos machucados como um novo escalador, apenas seja paciente. Quanto mais tempo você escalar, mais forte sua pele se tornará.

+ Em novo empreendimento, Kelly Slater quer cuidar da sua pele