Em 2016, participei de um baile de gala do American Alpine Club com líderes da comunidade outdoor. Tive uma conversa lá sobre racismo no meio outdoor que nunca esqueci. Uma mulher simpática e de fala mansa se aproximou de minha mãe e de mim e começou a falar sobre iniciativas de diversidade em escalada e recreação ao ar livre. Ela estava confusa sobre por que elas são necessárias. “Os espaços outdoor são livres e abertos”, ela insistiu. “Qualquer um pode escolher sair e participar das atividades. As minorias simplesmente optam por não participar. Por que devemos despejar dinheiro em esforços para convencê-los do contrário? ”
Um senhor que estava por perto ouviu isso e decidiu dar sua opinião. “Paredes de escalada estão surgindo em centros recreativos e clubes de meninos e meninas em todos os lugares”, disse ele. “Realmente não há necessidade de iniciativas adicionais. As minorias estão tendo oportunidades de praticar escalada. ” Depois de ouvir seus comentários, minha mãe e eu nos olhamos de soslaio e, ao mesmo tempo, respiramos fundo. Em seguida, oferecemos a eles uma longa explicação sobre as lacunas de representação; eles não acharam isso convincente.
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Infelizmente, esses sentimentos sobre racismo no meio outdoor são compartilhados por muitas pessoas em nossa comunidade. Após os recentes assassinatos de George Floyd, Breonna Taylor e outros, e a onda de protestos que se seguiu, a indústria do outdoor está avaliando sua enorme falta de diversidade – e questionando o quão inclusivos as atividades ao ar livre realmente são para as pessoas negras. Em resposta, várias empresas divulgaram declarações expressando seu compromisso com o aumento da diversidade, equidade e inclusão (DEI). Porém, se as empresas levam a sério o cumprimento dessas metas, é crucial que elas primeiro entendam os motivos comuns que alimentam a falta de representatividade para que possam adaptar as iniciativas.
Preparar crianças para um mundo racista
O primeiro fator chave é o quão confortáveis nos sentimos em vários ambientes externos. Muitas pessoas negras são mentalmente condicionadas desde jovens a circular na sociedade de maneiras específicas para se sentirem seguras. Eu tinha seis anos quando tive “aquela conversa” pela primeira vez. Meu melhor amigo, Mason, que era branco, morava três casas abaixo e, sendo crianças, em vez de andar pela rua, pulávamos as cercas para chegar à casa um do outro.
Um dia, enquanto estávamos brincando do lado de fora, minha mãe ligou para a mãe de Mason e me disse para voltar para casa imediatamente. Ao me aproximar da casa, vi minha mãe sentada na escada da nossa varanda. Ela tentou sorrir enquanto me levava para dentro de casa, mas pude ver que seus olhos estavam vermelhos e inchados. Ela recebeu um telefonema preocupante de um vizinho sobre eu pular cercas, o que significava que era hora de termos uma discussão que eu nunca esqueceria.
Ela começou a conversa me dizendo o quanto me amava e dizendo que eu precisava confiar em tudo o que ela iria me dizer, mesmo que eu não entendesse. Ela então começou a me contar sobre vários incidentes envolvendo jovens negros que foram assassinados ou encarcerados por razões que eu não conseguia compreender. Com lágrimas escorrendo pelo rosto, ela pegou o computador e começou a me mostrar mais histórias de crianças que se pareciam comigo.
Lembro-me de perguntar se ela estava me dizendo que eu não podia confiar em pessoas brancas. “Não,” ela disse. “Estou lhe dizendo que algumas pessoas vão julgar e maltratar você só por causa da cor da sua pele. Na maioria das vezes, você não saberá se a pessoa com quem está interagindo é uma pessoa má até que seja tarde demais. Se você quiser ficar seguro, há uma certa maneira pela qual você deve sempre agir. Se você e seus amigos brancos fizerem a mesma coisa, as consequências para você podem ser muito mais terríveis.”
Aos seis anos, fiquei confuso; a intensidade do momento era avassaladora. Na época, eu não entendia como simplesmente brincar com meu amigo naquele dia havia levado a essa conversa. Durante os anos que se seguiram, essas discussões tornaram-se mais regulares. No final das contas, eles me prepararam para meu primeiro incidente de discriminação racial aos 12 anos: durante uma parada em um posto de gasolina para usar o banheiro, eu olhei para a enorme seção de doces enquanto caminhava pelo corredor, e o dono da loja me encontrou fora do banheiro quando eu saí. Ele me acusou de roubar e me revistou à força. Apesar de ter sido fisicamente violado, eu sabia que devia ficar calmo, não lutar e correr para um lugar seguro assim que pudesse. Quando eu tinha 18 anos, já estava totalmente ajustado à ideia de que minha realidade sempre seria diferente da de alguns de meus amigos e mantive um checklist mental de coisas para lembrar para minha própria proteção.
Só 1% dos praticantes de outdoor são negros nos EUA
Essas experiências não são exclusivas para mim. A maioria dos afro-americanos é exposta a essa dura realidade em uma idade semelhante, se não mais jovem. Compreender essa mentalidade é fundamental para implementar iniciativas de DEI eficazes para combater o rracismo no meio outdoor.
Se os afro-americanos, por exemplo, já ficam apreensivos em uma sociedade em que constituímos 13% da população, deveria ser compreensível hesitarmos em fazer parte de uma comunidade na qual representamos apenas 1% dos participantes.
James Edward Mills, autor de The Adventure Gap, colocou da melhor forma: “Não é suficiente dizer que o ar livre é gratuito e aberto para que todos possam desfrutar. Claro que é! Mas depois de quatro séculos de opressão e discriminação racial que sistematicamente fizeram os negros americanos temerem por sua segurança física, também devemos garantir um ambiente natural onde as pessoas negras possam não apenas se sentir bem-vindas, mas também encorajadas a se tornarem participantes ativos, como entusiastas de atividades outdoor e ativistas dedicados à proteção da terra.”
Qualquer iniciativa de diversidade e inclusão deve incluir esforços coordenados para ajudar as minorias a se sentirem bem-vindas e seguras se aventurando ao ar livre. Isso começa com a educação dos trabalhadores da indústria ao ar livre por meio do treinamento DEI, para que possam facilitar os espaços inclusivos para as minorias em suas empresas e comunidades. Também precisamos de iniciativas que promovam isso para participantes individuais.
Na escalada em rocha, muitas falésias populares estão localizados em lugares no interior, que podem ter ideias conservadoras sobre raça. Não é incomum que as pessoas nessas comunidades exibam com orgulho símbolos racistas em casas, empresas e carros. O racismo no meio outdoor pode ser encontrado até em guias de escalada, já que várias vias têm nomes com conotações raciais e ofensas racistas. Se essas comunidades nos fazem sentir marginalizados, não é provável que voltemos.
Políticas sólidas de inclusão
Apesar de estar dolorosamente ciente das questões raciais que podem surgir em um espaço que é quase inteiramente branco, nunca temi o esporte da escalada. Atribuo isso à minha mãe sempre estar por perto, me ajudando a lidar com situações desconfortáveis.
Minha mãe cresceu em uma comunidade pobre, antes de obter um doutorado em matemática aplicada. Sua experiência em navegar em ambientes tão diferentes me deixou confortável, confiando em seus instintos e em sua capacidade de me manter seguro. No entanto, esta é uma exceção; muitas crianças negras não têm a sorte de ter um pai disposto e capaz de estar sempre perto deles, investindo em sua paixão por um esporte obscuro e quase sem público que não oferece uma carreira bem remunerada.
Isso me leva ao segundo componente significativo da falta de representatividade: o custo. As comunidades minoritárias costumam estar localizadas em cidades do interior, longe de parques nacionais e outras terras públicas, e o preço dos ingressos para academias, equipamentos, transporte e formação (como cursos de escalada) costuma ser alto. As empresas podem ajudar patrocinando iniciativas para aliviar essas despesas. Isso pode incluir a oferta de passes diários a um preço reduzido para indivíduos de baixa renda ou o patrocínio de programas DEI após a escola ou durante o verão para envolver mais jovens negros.
O Memphis Rox Climbing Gym é um exemplo de empresa que integrou a DEI em seu modelo de negócios. Localizado em uma parte predominantemente habitada por grupos minoritários e de baixa renda de Memphis, Tennessee, esta academia de escalada sem fins lucrativos funciona como um pilar para sua comunidade.
Desde que foi inaugurado em 2018, oferece iniciativas diárias, como refeições gratuitas, programas extracurriculares e orientação para crianças locais. Memphis Rox também oferece uma estrutura de custo tipo “pague o que puder” que permite aos participantes compensar as taxas normais da academia com horas de voluntariado na academia ou em uma instituição de caridade local.
A academia apresentou o esporte a quase 200.000 pessoas e continua a atender às necessidades da comunidade durante este período tumultuado. Por exemplo, recentemente implementou um armário de doação de roupas, onde as pessoas podiam doar itens para ajudar as famílias afetadas pela pandemia. Negócios como Memphis Rox são um modelo para aumentar efetivamente a diversidade na escalada em rocha e lutar contra o racismo no meio outdoor.
Doações isoladas não mudam o racismo no meio outdoor
Infelizmente, essas organizações lutam para cultivar financiamento consistente e conexões corporativas para sustentar seus programas. Ao conversar com meus patrocinadores e diferentes organizações sobre seus planos para iniciativas de DEI, descobri que muitos deles queriam facilitar as mudanças de longo prazo que a sociedade vem exigindo, mas eles não sabiam como.
Uma coisa é certa: doações únicas não vão reduzir isso. Um modelo sustentável deve ser criado para estabelecer relacionamentos duradouros entre empresas, organizações DEI de base e líderes comunitários que buscam mudanças em seus bairros. Após essas conversas, no final de julho decidi criar uma organização sem fins lucrativos chamada Climbing for Change, que visa conectar comunidades carentes com organizações ansiosas para fornecer oportunidades e diversificar o exterior.
A recente cobertura da mídia sobre as mortes injustas de negros trouxe à luz muitas questões sistêmicas que as minorias enfrentam na indústria outdoor e em nossa sociedade em geral. Embora saudemos as inúmeras declarações de empresas que prometem combater o racismo sistêmico, ainda existe muita apreensão por parte das pessoas negras.
Temos visto declarações de solidariedade irem e virem sem continuidade. Para que as iniciativas de diversidade na indústria ao ar livre sejam eficazes em combater o racismo no meio outdoor, precisamos de soluções sustentáveis que forneçam mais acesso e ganhem a confiança e o apoio das comunidades minoritárias. Isso requer esforços coletivos de empresas e indivíduos da indústria de atividades ao ar livre para lidar com os fatores políticos, sociais e socioeconômicos que tornam a atividade ao ar livre inacessível para muitos. Se quisermos que a paisagem de nossa comunidade reflita a diversidade de nossa sociedade, temos um trabalho enorme a fazer para garantir espaços inclusivos para todos nós.