Sim, as árvores falam; entenda como elas se comunicam

Por Redação com Outside USA

Como as árvores se comunicam? - Go Outside
Foto: Shutterstock

Você sabia que as plantas falam? Neste dia da árvore, comemorado em 21 de setembro, entenda como as árvores se comunicam em meio à natureza

+ Cientistas criam peixe-robô para limpar microplásticos dos oceanos
+ Amazônia: Macacos adaptam seu “sotaque” para melhorar a comunicação com outras espécie

Como as árvores se comunicam?

Acredite ou não, as árvores são tagarelas comuns. Eles liberam substâncias químicas no ar, transmitem sinais eletroquímicos através de suas raízes e trocam carbono e nutrientes por meio de vastas redes de fungos subterrâneos. Quem explica é Suzanne Simard, professora de ecologia florestal da Universidade da Colúmbia Britânica e autora de Finding the Mother Tree: Discovering the Wisdom of the Forest.

Simard também suspeita que as árvores enviem sinais por meio de “gazilhões de espécies” de bactérias e micróbios no solo. Mas o que elas falam? “Há informações nesses compostos químicos que podem dizer às árvores vizinhas se há ou não inimigos, como um herbívoro comendo as folhas ou um patógeno que afeta a árvore”, explica Simard. “As árvores vizinhas detectam esses compostos e são capazes de aumentar sua própria defesa contra qualquer que seja a ameaça.”

As árvores também são capazes de detectar as espécies e parentesco de cada um de seus vizinhos – e enviar preferencialmente nutrientes para seus descendentes. Mas nem tudo são borboletas e arco-íris: “Há colaboração, mas também há competição”, explica Simard. “Algumas comunicações são benevolentes e outras são malévolas – assim como a linguagem humana.”

+ Vídeo mostra a bela divisão das árvores em montanha da China no outono
+ Sustentáveis: veja os alimentos para salvar o mundo