Como aliviar o enjoo na viagem sem remédio

Por Ingrid Yang MD, para a Outside USA

Como aliviar o enjoo na viagem sem remédio
Foto: Shutterstock

Viajar não é muito divertido se o trajeto te deixa enjoado. As estatísticas revelam que dois terços das pessoas sofrem de enjoo em viagens, seja em carro, ônibus ou avião. Existem remédios para isso, mas os medicamentos atualmente disponíveis geralmente induzem à sonolência – o que significa que você pode dormir durante a alegre experiência que é o caminho até o seu destino final. A boa notícia é que existem maneiras naturais, sem remédio, para não enjoar na viagem!

+ Como evitar enjoo em viagem de ônibus, carro, avião e navio
+ Corrida: enjoo e refluxo podem ser evitados?

Por que sinto enjoo em viagens?

O enjoo ocorre quando há uma incompatibilidade entre os sinais sensoriais. Por exemplo, quando você está em um veículo em movimento, seu ouvido interno diz que você está se movendo, mas se você estiver olhando para um livro ou smartphone, seus olhos podem perceber a imobilidade. Essa desconexão sensorial pode atrapalhar o funcionamento normal do sistema vestibular, responsável por manter o equilíbrio. Isso pode levar a sintomas como náusea, tontura e vômito.

Não são apenas as viagens que causam enjoo. Uma dor de estômago pode ocorrer quando você está exposto a qualquer tipo de movimento turbulento. Pesquisas sugerem que algumas pessoas sentem desconforto devido à turbulência do avião, passeios em parques de diversões, descidas de pistas de esqui ou até passeios de camelo. Você pode até sentir enjoo sentado, como quando está jogando videogame ou usando um fone de ouvido de realidade virtual.

Algumas pessoas raramente experimentam enjoo. Sua suscetibilidade pode variar com base em fatores como genética, experiências anteriores e fisiologia individual. No entanto, se você é um dos poucos que pode sentir enjoo em terra firme, a medicação para enjoo ajuda a reduzir os sinais de náusea e vômito, bloqueando os neurotransmissores relevantes em seu cérebro.

Respiração funciona

Um estudo de 2015 publicado no The Journal of Physiology descobriu que as pessoas que sofrem de enjoo podem ter uma resposta simpática aumentada (luta ou fuga) e atividade parassimpática reduzida (descanso e digestão) quando ficam enjoadas. Esta pesquisa sugere que equilibrar os ramos simpático e parassimpático, bem como os padrões hormonais e corticais, pode ser a chave para aliviar alguns sintomas.

“A respiração tem o poder de trazer uma sensação de calma interior”, de acordo com Linda Stern Lang, instrutora clínica do Centro de Medicina Integrativa da Universidade George Washington, nos Estados Unidos. Pode induzir mudanças fisiológicas que relaxam seu intestino e mudam sua bioquímica, aliviando os estressores responsáveis pela náusea. Para aliviar o enjoo, Lang sugere praticar a respiração diafragmática e a respiração alternativa pelas narinas. Em ambos os casos, respire lentamente e mantenha a cabeça imóvel.

Como não enjoar na viagem sem remédio: prática de respiração

Para praticar a respiração diafragmática, Lang recomenda a técnica de respiração em três partes abaixo para cultivar relaxamento, calma e controle em seu corpo. Isso permite que você recupere uma sensação de bem-estar quando não estiver se sentindo bem, aconselha Lang. Como fazer isso:

  • Sente-se ereto e feche os olhos, concentrando o olhar interior no centro da cabeça;
  • Coloque as mãos na barriga, logo abaixo da caixa torácica;
  • Pense em seu corpo como tendo três seções abertas: a parte superior do peito, o meio do peito e a barriga;
  • Respire suavemente em sua barriga, sentindo-a expandir suavemente sob suas mãos;
  • Continue enchendo o peito médio e depois a parte superior do peito com a respiração, permitindo que todo o seu corpo se expanda;
  • Expire lentamente da parte superior do peito, depois do meio do peito e, finalmente, da barriga, sentindo o corpo se contrair;
  • Mantenha um ciclo respiratório suave, estável e equilibrado – inspirar-inalar-inalar, expirar-expirar-expirar;
  • Lang recomenda exalar com um zumbido ou suspiro para estimular a liberação mais profunda dos sintomas de náusea ou ansiedade associados ao enjoo.

Remédio caseiro para não enjoar na viagem

Pesquisas científicas em andamento apoiam alguns dos redutores de náusea testados e comprovados. Confira algumas opções de “terapias alternativas” para aliviar o enjoo durante viagens:

Gengibre
Como uma das terapias alternativas mais estudadas, o gengibre demonstrou ser uma promessa científica na redução dos sintomas de enjoo. Os pesquisadores não têm certeza sobre seu mecanismo, mas acredita-se que ele interaja com o receptor responsável por desencadear o vômito. Você pode consumir gengibre de várias formas, como doces de gengibre, chá, cápsulas ou pedaços de gengibre cristalizado.

Acupressão
Aplicar pressão em pontos específicos do corpo, como o ponto P6 (localizado na parte interna do antebraço, cerca de cinco centímetros acima do pulso), pode aliviar a náusea associada ao enjoo. Você também pode tentar usar pulseiras com pontos de acupressão integrados projetados para atingir essas áreas. Os cientistas propõem que a acupressão pode funcionar estimulando regiões específicas do cérebro através do nervo vago, potencialmente influenciando a forma como o corpo regula o açúcar no sangue e a digestão durante o enjoo.

Como prevenir o enjoo em viagem

Para evitar o enjoo em primeiro lugar, essas quatro dicas podem ajudar:

1. Tome um pouco de ar fresco
Manter o ambiente bem ventilado pode ajudar a reduzir a sensação de náusea, diluindo odores fortes, melhorando a circulação do ar, alinhando as pistas visuais com o equilíbrio do ouvido interno e aumentando os níveis de oxigênio. Abra uma janela ou direcione as saídas de ar para o seu rosto para proporcionar alívio.

2. Mantenha seus olhos no horizonte
Fixar o olhar em um objeto estável ou no horizonte pode ajudar a reorientar seus sentidos e reduzir os sintomas de enjoo. Evite se concentrar em objetos em movimento ou ler enquanto estiver em movimento como passageiro.

3. Preste atenção em sua posição
Sentar-se em um local onde você sente menos movimento pode ser útil. Por exemplo, escolher um assento próximo às asas de um avião pode proporcionar uma experiência mais estável. A mesma regra aplicada para o banco da frente de um carro.

4. Evite odores fortes
Cheiros ou odores intensos podem piorar a náusea. Tente evitar perfumes fortes, fumaça de gasolina, alimentos picantes e outros odores fortes.