Entre 23 e 31 de julho, se as nuvens deixarem, será possível ver o cometa ‘Neowise’ no Brasil. A próxima chance de visualizá-lo será daqui a 6.800 anos.

O cometa ‘Neowise’ foi descoberto pela NASA em 27 de março de 2020 e tem este nome porque foi detectado por um instrumento especial chamado de Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer. Mas tecnicamente, para os astrônomos, ele é o cometa  C/2020 F3.

Os cometas são objetos formados basicamente de gelo e poeira cósmica. A aparição deles é altamente imprevisíveis, pois seu brilho depende da dispersão da luz solar de partículas de poeira na cauda do cometa. Isso é muito difícil de prever com antecedência e pode ser altamente variável, mesmo entre aparições sucessivas do mesmo cometa.

+ Astrônomos registram pela primeira vez nascimento de planeta bebê
+ Como fotografar estrelas e a Via Láctea

Este cometa conseguiu “sobreviver” à máxima aproximação do Sol (passagem por um ponto chamado de periélio) em 3 de julho de 2020 e a partir daí começou a brilhar, cada dia um pouco mais.

Em março, quando foi descoberto, era visível de manhã, mas agora só pode ser visto à noite e em locais bastante escuros, sem a poluição luminosa das cidades e logo depois do pôr do sol.

O ‘Neowise’ está se “aproximando” da Terra e o dia que estará mais próximo do nosso planeta será em 23 de julho, quinta-feira. Ele ficará visível à olho nu ou com binóculos até o fim de julho poderá ser visto no Brasil nesta última semana de julho.

O cometa poderá ser visto primeiro nas Regiões Nordeste e Norte, depois no Centro-Oeste, Sudeste e por último nos estados da Região Sul. A visualização depende de sorte, localização e clima.

Algumas dicas para ver o cometa do site Climatempo:

  •  Confira a previsão do tempo para a noite para o lugar onde escolher (o site da Climatempo fornece esta informação);
  •  O cometa começar a ser visto pouco depois do pôr do sol, perto da linha do horizonte
  •  No site da Climatempo você encontra a hora do nascer e do pôr do sol todos os dias;
  •  Olhe para a direção noroeste;
  •  Dá para ver a olho nu, mas você pode usar um binóculo, luneta ou telescópio para “achar” o cometa inicialmente;
  •  O período de visualização por noite é de 1 a 4 horas, mas varia de um local para outro.