Comer com seus amigos está fazendo você engordar?

Comer com seus amigos está fazendo você engordar?
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Comer com outras pessoas tende a aumentar a quantidade de comida que consumimos, de um terço a três quartos a mais do total de calorias. Em um estudo de uma semana envolvendo 63 mulheres, os pesquisadores descobriram que a refeição média ingerida sozinha consistia em 410 calorias, enquanto a refeição média consumida com outras pessoas era de 591 calorias. Em outro estudo, publicado na revista Appetite, as 78 mulheres estudadas comeram entre 34% e 45% mais calorias quando consumiram seus alimentos em um ambiente social.

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Então sabemos que nossos amigos podemos nos persuadir a comer mais, a pergunta é: por quê? Elizabeth Somer, autora de Nutrition of Women (Owl, 2001), diz: “Há uma série de fatores em jogo aqui. Pode ser que sua guarda esteja baixa ou que você esteja se concentrando em sua socialização, então acaba comendo mais comida inconscientemente. Além disso, quando há amigos envolvidos, tendemos a comer em restaurantes onde as porções são maiores. Somer também acredita que pode haver razões antropológicas por trás de comer mais quando em grupo. “Pode muito bem haver alguma coisa instintiva baseada em milhares, senão milhões, de anos de evolução. Quando a comida está por perto, você precisa competir com o grupo para garantir sua parte. É um impulso instintivo.”

Correções rápidas

  • Coma alguma coisa antes de sair para diminuir o apetite ou beba um grande copo de água;
  • Se você decidir tomar uma bebida alcoólica, experimente uma cerveja leve ou vinho sobre bebidas mistas. Coquetéis de frutas podem parecer convidativos, mas têm em média 400 a 600 calorias;
  • “Entre com uma estratégia”, diz Somers. “Não pense que você vai improvisar”. Decida antes de sair o que vai pedir para não ser tentado pelo que seus amigos estão comendo;
  • Procure restaurantes onde haja opções de cardápio mais saudáveis e sugira atividades sociais sem alimentação.

Armadilhas da dieta de relacionamento

Vá de uma garota solteira para metade de um casal e você pode ganhar mais do que apenas um parceiro. Se você tentar acompanhar o ritmo do seu namorado na mesa de jantar, quilos indesejados também entrarão em seu relacionamento. Como os homens são tipicamente mais altos, mais musculosos e mais pesados do que as mulheres, eles podem comer mais. “Quando você começa a passar mais tempo com um cara, seu consumo de comida geralmente aumentada”, diz a Dra. Jackie Berning, professora assistente de Nutrição da Universidade do Colorado. “Os homens comem porções muito maiores do que as mulheres. Eles também tendem a comer alimentos com alto teor de gordura e calorias, como bife, pizza, batatas fritas e cerveja”, diz Palumbo. Enquanto você pode desfrutar de uma fatia de pizza ocasional, não tente acompanhar seu homem garfada por garfada.

Correções rápidas

  • Influencie seu parceiro a comer de forma mais saudável. Procure refeições saborosas e nutritivas que vocês dois possam cozinhar juntos, como refogado de frango. Quando preparado com apenas um toque de azeite, é um ótimo prato de baixa caloria, rico em proteínas magras e repleto de vegetais ricos em fibras. O pimentão feito com carne moída extra magra ou peru moído é o favorito dos homens com um toque saudável;
  • “Os homens normalmente não comem muitas frutas”, diz Berning. “Por que não incorporar mais frutas em sua dieta como uma sobremesa ou lanche saudável?”;
  • Em vez de passar as noites assistindo TV ou um filme, inscreva-se em um curso de escalada ou dê um passeio de bicicleta juntos.

A família que come junto

Talvez a mais perigosa de todas as situações seja a reunião familiar. “Não só existe um obstáculo social para comer bem, mas agora você também tem o estresse potencial de membros da família que não se dão bem”, diz Somer. “Há também a pressão de ‘mamãe vai me fazer comer isso’.” O resultado é que você com frequência come demais não só por causa da comemoração, mas também para lidar com o estresse de estar perto de sua família.

Quando a profissional de fitness da IFBB Jen Hendershott começou a treinar e competir, seus pais estavam preocupados com a mudança radical em seus hábitos alimentares. “Foi um grande problema por cerca de dois anos”, diz Hendershott. “Minha mãe achava que eu era anoréxica porque não comia o que a família comia. Eu voltava para casa a cada dois fins de semana e eles viam as mudanças drásticas em mim.”

Hendershott percebeu que precisava educar seus pais sobre sua dieta e planos para competir. “Eu apenas tentei explicar a eles o que eu estava fazendo e qual era o objetivo”, diz ela. “Até que eles realmente me viram competindo e conversaram com meu treinador, eles não entenderam. Eu tive que educá-los. Eu mantive minhas armas e disse a eles que realmente queria fazer isso.

Correções rápidas

  • Plano de ação pré-planejado é sua melhor defesa. Se sua mãe ficar chateada quando você recusar a sobremesa caseira, diga a ela que você vai comer um pedacinho de bolo de chocolate, mas pare por aí.
  • “Traga comida com você”, diz Somer. “Se você é vegetariano e todos com quem você cresceu são pessoas que comem bife com batata assada, traga um prato de vegetais.”






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