Os Jogos Olímpicos de Inverno começam em poucos dias (4 a 20 de fevereiro), e a disputa está recheada de modalidades bem interessantes para ficar ligado nas próximas semanas. Apesar do Brasil não disputar o combinado nórdico, outras nacionalidades prometem dar um show na pista de gelo.
Entenda tudo sobre o combinado nórdico nos Jogos de Inverno (e confira todos os nossos guias das modalidades de Pequim 2022).
+ Guia dos Jogos de Inverno: tudo sobre o snowboard em Pequim
+ Jogos Olímpicos de Inverno: atletas que prometem brilhar em Pequim
+ Conheça a história dos pioneiros de Pipeline desde Phil Edwards nos anos 60
As disputas de combinado nórdico marcam os Jogos Olímpicos de Inverno desde a primeira edição, em Chamorix (1924). No início, o esporte era dominado por noruegueses e filandeses, mas nas últimas edições dos jogos o destaque ficou para os alemães e autríacos.
Como funciona o combinado nórdico em Pequim 2022
Assim como o nome já sugere, o combinado nórdico é uma combinação de dois esportes da neve: saltos de esqui e uma corrida de 10km de esqui cross-crountry.
A disputa inicia com os atletas realizando um salto de esqui, e as pontuações obtidas nele servem para definir a ordem de largada da corrida. Já a parte da corrida, o campeão é definido por quem chega ao final do percurso primeiro.
As disputas podem ser individuais ou em equipes de quatro. Nessa parte da competição, cada atleta do time vai correr 5km, mas o vencedor é definido de forma igual: ganha o time que completar tudo primeiro. Em Pequim será:
- Individual masculino pista normal (90m)/10km;
- Individual masculino pista longa (120m)/10km;
- Masculino por equipes pista longa (120m)/4 x 5km.
Fique de olho!
O combinado nórdico será disputado entre 9 e 17 de fevereiro a partir das 15h, e será realizado em dois locais no complexo de Zhangjiakou. A parte dos saltos será feita no Centro Nacional de Saltos de Esqui, já a corrida será feita no Centro Nacional de Cross-country.
Já que o Brasil não fará participação nessa modalidade, então não deixe de acompanhar os três atletas que prometem ser destaque na competição.
O alemão Eric Frenzel teve destaque nas Olimpíadas de Inverno de 2018, consolidando sua reputação no esporte como um dos maiores atletas da modalidade de todos os tempos. Ele é o atual bicampeão Olímpico, conquistando uma medalha em cada competição de combinado nórdico que participou.
Akito Watabe (Japão) terminou a prova em segundo atrás de Frenzel, nos Jogos de Inverno em 2014 e 2018, levou medalha de bronze no Campeonato Mundial e ficou em quinta posição na pista normal/10km, uma classificação atrás do seu rival alemão.
E outro nome para acompanhar na disputa de pista normal/10km é o norueguês Jarl Magnus Riiber. Ele terminou em quarta posição na prova em PyeongChang, e é atual bicampeão do mundo tanto no individual, quanto por equipes na pista normal/5km.