Taiwan está vivendo sua pior seca em 56 anos. Notícia ruim para a maioria das pessoas, mas pelo menos um homem ficou feliz ao saber que seu celular foi recuperado do fundo de um lagos que secou.
Um ano atrás, um homem de sobrenome Chen estava praticando SUP no lago Lago Sol e Lua quando deixou cair seu telefone celular. Na semana passada, um trabalhador o contatou para dizer que o telefone havia sido encontrado, em sua caixa impermeável coberta com lama seca.
Leia também
+ Urso da Idade do Gelo é encontrado perfeitamente conversado na Sibéria
+ Homem “encontra” várias selfies de macacos depois de achar celular perdido
Chen, que diz que não consegue dormir de emoção, acrescentou que o telefone funcionou graças à caixinha protetora à prova d’água.
Mas infelizmente é um dos poucos aspectos positivos da seca nesta ilha do Leste Asiático. Os impactos são muitos: a população está enfrentando racionamento de água, que também afetou sua indústria de semicondutores, a maior do mundo, e que faz uso intensivo de água.
Chen disse que o trabalhador que devolveu o telefone disse a ele que o lago Sol e Lua estava tendo seus níveis de água mais baixos em “50 a 60 anos”. O cenário é de terra rachada, com o fundo do lago visível. É tão fora do comum que muitos usuários de mídia social postaram selfies nos últimos dias em um ponto turístico popular que costumava ser cheio de água.
Em outras partes do lago, a vegetação cresceu sobre o fundo, fazendo com que a área pareça planície gramada.
O período de seca em Taiwan ocorre depois que nenhum tufão atingiu a costa no ano passado, a primeira vez em mais de meio século. Os tufões costumam trazer chuvas abundantes para a ilha.
Com isso, as autoridades tiveram que implementar medidas de racionamento de água, afetando mais de um milhão de famílias e empresas. Em dias de racionamento, várias restrições estão em vigor, incluindo tratamentos sem shampoo em salões de beleza e sem lavagem de carros em postos de gasolina.
As pessoas também tiraram fotos do leito exposto do rio Touqian, a principal fonte de água do Parque Científico de Hsinchu, onde as principais empresas de semicondutores estão sediadas.
Em 2015, Taiwan enfrentou problemas semelhantes de escassez de água e cerca de três milhões de pessoas tiveram seus suprimentos racionados.