Um caiaque estava próximo da geleira Spencer, no Alasca, nos Estados Unidos, quando um grande bloco de se desprendeu. O colapso da geleira lançou pedaços de gelo na direção do caiaque, junto com uma grande onda.

Dois amigos que estavam no caiaque registraram o colapso da geleira em vídeo. “Meu Deus, tenho sorte de estar vivo agora”, disse Andrew Hooper, um dos praticantes de caiaque, que estava ali junto com seu amigo Josh.

Andrew e seu amigo partiram em uma viagem de caiaque pela Península de Kenai para dar uma olhada no Glaciar Spencer. Depois de remar por um tempo, Andrew disse que ouviu um barulho de rachadura perto da geleira. Eles ligaram suas câmeras GoPro e começaram a filmar.

Veja o vídeo:

+ Turistas correm de ondas enormes após rompimento de geleira; veja o vídeo
+ Cão ajuda a resgatar trilheira ferida no Alasca

“Quando caiu, estava rachando pequenos pedaços aqui e ali. Então um grande pedaço veio e desmoronou sobre si mesmo”, disse ele ao canal de televisão ABC News.

O incidente ocorreu após um período excepcionalmente quente no Alasca. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA, mês passado foi o mais quente do Alasca.

A temperatura média no Alasca em julho foi de 14,5 graus Celsius. Segundo a NOAA, foram 3 graus Celsius acima da média. O valor bateu o mês mais quente de julho de 2004 em 0,4 graus Celsius.

O Glaciar Spencer fica a cerca de 97 km a sudeste de Anchorage, que em 4 de julho atingiu 32 graus Celsius pela primeira vez na história.