Em 1968, Yvon Chouinard, Doug Tompkins, Dick Dorworth, Chris Jones e Lito Tejada-Flores partiram do norte da Califórnia (EUA) rumo a uma missão de escalada do Cerro Fitz Roy, na Patagônia. Foi uma viagem cheia de surfe, esqui e escalada.
A equipe filmou suas façanhas em uma câmera Bolex de 16 mm e compilou as imagens em um filme chamado Mountain of Storms (Montanha das Tempestades), que foi lançado no ano seguinte.
Veja também
+ Rocky Mountain Games divulga altimetria do MTB em Atibaia
+ Sentinela do Norte, a ilha proibida onde quebram ondas perfeitas
+ Como ensinar habilidades de sobrevivência para crianças
Da cidade de Ventura a uma primeira ascensão no Cerro Fitz Roy, com uma parada para esquiar na areia e outras aventuras, o filme foi um dos primeiros documentários de aventura já feitos.
Mountain of Storms serviu como a origem mitológica por trás do nome e filosofia da Patagonia, lançando um mantra que viria a guiar a vida dos escaladores pelas próximas cinco décadas: o que é importante não é o que você alcançou, mas como você chegou lá.
Chouinard disse famosamente: “A verdadeira aventura é melhor definida como uma jornada da qual você pode não voltar vivo, e certamente não como a mesma pessoa.”
O filme completo foi lançado pela Patagonia há alguns anos, assista abaixo.
Fonte Gripped