Cientistas encontram a geleira mais antiga do Planeta

Por Redação

As geleiras existem na Terra há quase três bilhões de anos. Foto: Shutterstock.

A geleira mais antiga do mundo existiu há 2,9 bilhões de anos, de acordo com um novo estudo. Cientistas encontraram estes vestígios na África do Sul, sob os maiores depósitos de ouro conhecidos na Terra.

A geleira sul-africana é meio bilhão de anos mais velha do que a mais antiga que conhecíamos anteriormente.

Veja também
+ Cientistas afirmam que neve no Everest é bem mais profunda do que se acreditava
+ Viagem de trem mais luxuosa da Ásia volta aos trilhos em 2024
+ Aprenda a proteger sua pele durante atividades ao ar livre no inverno

A descoberta pode ajudar a preencher algumas lacunas, já que é incrivelmente difícil saber como era o clima, a atmosfera e a geologia do nosso Planeta há bilhões de anos.

Os glaciares mais antigos na Terra hoje têm cerca de um milhão de anos. Parece antigo, mas é nova no universo das geleiras. A Glaciação Huroniana começou há mais de 2 bilhões de anos e durou mais de 200 milhões de anos. É a Era do Gelo mais antiga que conhecíamos, até agora.

Como esse glaciar se formou?

Cinco quilômetros abaixo do ouro, encontram-se rochas antigas que contêm isótopos de oxigênio, e esses são os indícios dos glaciares antigos.

“Analisamos as quantidades relativas de três isótopos de oxigênio, 16O, 17O e 18O. Todos eles são tipos de oxigênio, mas têm pesos ligeiramente diferentes. Descobrimos que essas rochas tinham quantidades muito baixas de 18O e quantidades muito altas de 17O, indicando que se formaram em temperaturas geladas”, explicou a co-autora do estudo, Ilya Bindeman.

Isótopos de oxigênio não são a única evidência do glaciar. As camadas de rocha incluem morenas, os detritos que são deixados para trás após o derretimento de uma geleira.

Isso leva a pergunta: como o glaciar se formou? A primeira opção é que esse bloco era parte do primeiro continente da Terra. Um campo de gelo pode tê-lo coberto porque a terra estava próxima de um polo. Com o tempo, ele derivou para a posição atual.

A segunda opção é que isso é muito mais do que um glaciar antigo. É uma prova do primeiro “Snowball Earth”, em português “Terra Bola de Neve”, o nome popular dado ao planeta Terra completamente congelado. Sabemos que isso aconteceu duas vezes antes – uma vez há 700 milhões de anos e novamente há 650 milhões de anos.

Axel Hofmann, o autor principal, sugeriu que é possível que “baixas concentrações atmosféricas de CO2 e CH4 tenham levado a um ‘efeito estufa reverso’, causando o congelamento de grande parte do Planeta. Se for o caso, esse seria o resfriamento global mais antigo já registrado”.

Hofmann e Bindeman também acreditam que a localização do glaciar é significativa. A transição de um Snowball Earth para as condições de efeito estufa que se seguiram pode ter ajudado no desenvolvimento dos enormes depósitos de ouro na área.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo