Um levantamento feito pela Aliança Bike revelou um acréscimo de 280 km de ciclovias e ciclofaixas implementadas nas capitais brasileiras no último ano, entre os meses de julho de 2023 e 2024.
Os dados foram coletados via Lei de Acesso à Informação (LAI), com a garantia de que não foram computadas ciclorrotas, apenas estruturas segregadas para bicicletas.
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Goiânia (GO) foi a capital com o maior aumento percentual no período, com um acréscimo de 66%, atingindo 78,2 km. Palmas (TO) teve o segundo maior crescimento em porcentagem (35,7%), passando de 68,5 km para 93 km. Belém (PA) ocupa o terceiro posto do ranking, com 29,2%, e Maceió (AL) o quarto lugar, com 27,6% de acréscimo em um ano.
No Centro-Oeste está o maior crescimento na infraestrutura cicloviária em números absolutos de quilometragem: o Distrito Federal teve um acréscimo de 50,23 km a mais de ciclovias e ciclofaixas implantadas entre 2023 e 2024.
Utilizando a comparação entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente, Palmas mais uma vez aparece como destaque: com 30,72 km a cada 100 mil habitantes, a capital tocantinense ocupa o primeiro lugar da lista.
A pesquisa de 2024 conta com dados de todas as prefeituras das 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal.
Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2024
1) São Paulo (SP): 710,9 km
2) Distrito Federal: 551,51 km
3) Fortaleza (CE): 443,1 km
Maiores crescimentos percentuais em ciclovias e ciclofaixas implantadas – de 2023 a 2024
1) Goiânia (GO): 66% (47 km para 78,2 km)
2) Palmas (TO): 35,7% (68,5 km para 93 km)
3) Belém (PA): 29,2% (116,5 km para 150,58 km)
Maiores malhas cicloviárias em relação à população residente
1) Palmas (TO): 30,73 km/100 mil hab
2) Florianópolis (SC): 26,49 km/100 mil hab
3) Rio Branco (AC): 20,42 km/100 mil hab