Ciclovia mais movimentada do Brasil recebe mais de 4,7 mil ciclistas por dia

Por Redação

Ciclovia mais movimentada do Brasil
Foto: Reprodução / Aliança Bike.

A Avenida Marquês do Paraná, que conecta o bairro de Icaraí com o centro da cidade de Niterói (RJ), é uma importante rota de acesso às barcas e ao bicicletário Araribóia. Ali foi instalado o 11º contador do sistema Contabike, que aferiu uma média diária de impressionantes 4.775 passagens de ciclistas no local.

A média por mês está em 122.500 passagens, com pico em 10 de abril marcando 5.530 ciclistas. Em comparação com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, o fluxo é 26% maior, já que a avenida na capital paulista contabiliza média diária de 3.767 passagens e 105 mil no mês. Fortaleza também está na frente de São Paulo, onde na Av. Beira Mar a média diária é de 3.863 passagens; na capital cearense, as contagens são feitas por leitura de imagem e AI.

Veja também
+ Grécia fecha escolas e pontos turísticos após onda recorde de calor no país
+ O que podemos aprender com o resgate de escalada mais estranho de 2024
+ Esses ciclistas passaram a noite na cadeia antes da clássica Unbound Gravel nos EUA

“Niterói está na vanguarda das cidades brasileiras que investem em mobilidade ativa, e o CONTABIKE, maior rede de contadores automáticos de bicicleta do país, é um exemplo claro de como estamos trabalhando para transformar a experiência dos ciclistas e melhorar a qualidade de vida urbana”, comentou Helena Porto, atual Coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, em depoimento à Aliança Bike.

Há pelo menos uma década, Niterói vem fazendo investimentos consistentes na mobilidade por bicicleta. Hoje a cidade conta com cerca de 84 km de estruturas e a promessa é chegar aos 120 até o final de 2024. Também está em implantação o sistema de bikes compartilhadas Nit Bike, com 10 estações, que serão expandidas gradativamente. Na cidade também está localizado o Bicicletário Araribóia, que conta com quase 500 vagas gratuitas e que também está em processo de expansão.

Investimento a longo prazo

Há pelo menos uma década, Niterói vem fazendo investimentos consistentes na mobilidade por bicicleta. Hoje a cidade conta com cerca de 84 km de estruturas e a promessa é chegar aos 120 até o final de 2024. Também está em implantação o sistema de bikes compartilhadas Nit Bike, com 10 estações, que serão expandidas gradativamente. Quando totalmente implantado, o serviço terá 50 estações, 46 para adultos e quatro para crianças, em um raio de 5 km do Centro de Niterói, totalizando 600 bikes oferecidas gratuitamente no município.

Na cidade também está localizado o maior bicicletário público da América Latina, com quase 500 vagas horizontais e verticais, o Bicicletário Araribóia tem projeto de expansão e melhora na integração com usuários. O equipamento foi inaugurado em 2017, a partir de reivindicações da sociedade civil e fica ao lado da Estação das Barcas de Niterói.

As contagens de ciclistas integram uma série de ações para promover o uso da bike na cidade e, segundo o ex – Coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, a automação das contagens agora diárias dão ainda mais robustez para o suporte à políticas públicas de mobilidade.

“Demos prosseguimento aos dados históricos que vinham sendo coletados por contagens manuais mensais, mas agora conseguimos fazer análises mais aprofundadas como, por exemplo, o impacto de eventos climáticos e de outras incidências como uma eventual greve de transporte público e interdições no trânsito”, avalia Simões.

Impacto no comércio local

Proprietário da loja Amazonas Bike, Claudio Santos celebra os frutos do trabalho conjunto entre poder público e sociedade civil organizada, que refletem no número de ciclistas e no aumento significativo da venda de bikes, itens relacionados e serviços.

“Hoje são duas lojas na cidade, no centro e na Roberto Silveira. Quando você investe em ciclovia você também fomenta o mercado e gera emprego, hoje temos ao todo 43 funcionários e os planos são de ampliação para uma terceira loja aqui na região oceânica por conta da crescente demanda”, celebra Santos.

Fonte Aliança Bike