Carinhosamente apelidada de “ciclofaixa da morte instantânea” pelos internautas, um trecho designado aos ciclistas pintado no meio de uma rodovia em Canto do Buriti acabou coberto com asfalto.

Sem barreiras de proteção e instalada entre duas pistas de alta velocidade, a ciclofaixa viralizou na última semana depois que internautas compartilharam vídeos nas redes sociais.

Agora, de acordo com o governo do Piauí, a ciclofaixa será devidamente deslocada para a margem da esquerda da pista, que fica entre as rodovias PI-140 e PI-141.

A obra do entorno viário – que também inclui pavimentação, drenagem, ampliação de bueiros e sinalização – custará, segundo o governo, R$ 5,8 milhões.

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Veja a nota divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí:

“Sobre o projeto do contorno rodoviário da cidade de Canto do Buriti, a 400 km ao sul de Teresina, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER/PI) informa que a obra ainda está em execução e tem hoje apenas uma faixa sendo utilizada pela população.

“Informa ainda que a ciclovia não foi concluída e estão sendo feitos ajustes e adequações no projeto básico, para aperfeiçoá-lo e garantir total segurança aos usuários. Uma dessas alterações é o deslocamento da ciclofaixa para a margem esquerda, que está sendo implementada com a manutenção de todos os dispositivos de segurança exigidos por lei para obras viárias.

“A obra do entorno rodoviário contempla uma extensão de aproximadamente 4,2 quilômetros, de um total de 10,89 quilômetros. O valor total da obra é R$ 5.823.077,08. O projeto prevê a execução da conclusão dos serviços de Implantação e Pavimentação em Tratamento Superficial Duplo – TSD, do Contorno Rodoviário da cidade de Canto do Buriti – PI, trecho: Entrada da PI-141 (Canto do Buriti / Elizeu Martins) / Entrada PI-140 (Canto do Buriti / São Raimundo Nonato), com extensão de 4,164 km.

“O contorno rodoviário contempla duas vias principais com 7 metros de largura cada, dividida em 4 faixas para o fluxo dos veículos, bem como uma ciclofaixa com extensão de 4,10 km, dois passeios (um para cada via), drenagem superficial (sarjeta, meio-fio, entrada d’água e descida d’água), ampliação de um bueiro triplo e sinalização horizontal e vertical.

“O órgão reitera que a obra é muito importante para a mobilidade urbana e contribuirá de forma significativa para a fluidez do trânsito na cidade e na região sul do Estado. A população do Piauí, em especial da região do território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, terá, após a obra finalizada, uma importante via de mobilidade urbana, com a atendimento a todas as normas de segurança de trânsito.”