Esses ciclistas passaram a noite na cadeia antes da clássica Unbound Gravel nos EUA

Foto: Will Tracy / Velo.

Os ciclistas holandeses Laurens ten Dam e Thomas Dekker foram presos por “exposição indecente” após trocarem de roupa no estacionamento de um restaurante mexicano em Oklahoma

Os preparativos de Laurens ten Dam para a famosa prova Unbound Gravel tomaram um rumo inesperado no último mês de maio, em Oklahoma (EUA), depois que ele e Thomas Dekker foram levados para a cadeia do condado de Love sob a acusação de “exposição indecente”.

Ten Dam disse em depoimento ao site Velo que essa foi a primeira vez que foi preso nos Estados Unidos, ou em qualquer outro lugar do mundo.

Veja também
+ No caminho certo: Ulan Galinski fala sobre o sonho de disputar uma Olimpíada
+ Rocky Mountain Games aproveita potencial de Juquitiba para prova multiesportiva
+ “Habitat em Ameaça” conecta esporte e natureza para salvar paraísos naturais

O incidente ocorreu no estacionamento de um restaurante mexicano em Marietta, Oklahoma, na terça-feira, 21 de maio.

Segundo Ten Dam, o problema começou depois que ele e Dekker voltaram de um treino de três horas no interior de Marietta. Eles haviam estacionado no restaurante mexicano — onde haviam jantado na noite anterior — e retornaram do treino para se refrescar antes de almoçar.

Ten Dam ficou apenas de bermuda de ciclismo e Dekker despejou um pouco de água de um galão em suas costas. Em seguida, Ten Dam se aproximou do carro, tirou a bermuda de ciclismo e colocou uma bermuda de surfe.

Nesse momento, Dekker estava do outro lado do carro também se trocando. Segundo Ten Dam, Dekker demorou mais para se trocar — “você sabe como o Thomas é” — e estava completamente nu no estacionamento quando Ten Dam ouviu alguns “gritos”.

Ten Dam jogou uma toalha para Dekker e disse que ele se vestiu em 10 segundos.

Quando os amigos estavam entrando no restaurante, a polícia chegou.

Os policiais revistaram o carro dos holandeses, os interrogaram por cerca de 50 minutos, depois os algemaram e os levaram para a cadeia do condado de Love, onde foram acusados de exposição indecente.

Após cerca de 10 horas, os dois foram liberados após pagar uma fiança de US$ 185 (cerca de R$ 988) cada. Eles não precisam retornar ao condado de Love para uma audiência de acompanhamento.

Embora o incidente tenha ocorrido em 21 de maio, Ten Dam disse que ele e Dekker optaram por manter o caso em sigilo até recentemente, quando compartilharam os detalhes no podcast Live Slow Ride Fast.

Na época da prisão, seu amigo e compatriota Ivar Slik estava gravemente ferido em Bentonville, Arkansas, durante um treino para a Unbound. Ten Dam disse que não queriam desviar a atenção do problema mais importante, que era a lesão de Slik.

Ten Dam não mencionou se o encontro com a lei afetou seu desempenho na Unbound, na qual ele terminou em 42º lugar e Dekker em 50º.