Ciclista pedala em turbina de energia eólica contra mudanças climáticas

Por Redação

Ciclista pedala em turbina de energia eólica
Imagem: Reprodução/YouTube/Danny MacAskill

Um ciclista pedalou ao longo da hélice de uma turbina de energia eólica de 70 metros para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas antes da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021) em Glasgow, Reino Unido. O evento começa neste domingo (31) e vai até 12 de novembro.

+ Ciclistas fazem trilha de 413 km para defender conservação do Cerrado
+ Os países mais felizes do mundo são os que buscam sustentabilidade
+ Como o turismo sustentável pode beneficiar o retorno das viagens

O escocês Danny MacAskill, de 35 anos, pedalou em uma das turbinas da usina eólica de Alveston Wind Park, em Gloucestershire, Inglaterra. Em 2012, o ciclista carregou a tocha olímpica durante sua passagem por Glasgow.

O vídeo gravado na usina eólica foi um desafio de Danny para mostrar quanto da eletricidade do planeta é proveniente de fontes renováveis.

O ciclista fica no topo da turbina de energia eólica, preso a um cabo de segurança, antes de colocar sua bicicleta na hélice. Assista:

“É tão alto que não parece alto, é irrealisticamente alto. Então, eu estava lá, boiando”, disse Danny sobre a experiência.

“Fiz este filme para a COP26 e não sabia o quão abundante é a energia renovável. É definitivamente uma boa sensação saber que a energia renovável está decolando e o equilíbrio está mudando. Espero que o planeta possa começar a se curar”, afirmou.

“Tem sido muito legal para mim fazer parte deste projeto. Me deixou de olho nas energias renováveis. A COP26 é um dos eventos mais importantes que está acontecendo no momento. Espero poder destacar para o público, o público mais jovem também, que eu acho que já sabem que as coisas precisam mudar.”

“Talvez depois da pandemia seja o momento certo para mudar um pouco o estilo de vida. Acho que as pessoas terão que começar a fazer um pouco de sacrifício na forma como se locomovem e no que estão consumindo. Esperamos lançar alguma mudança positiva e podemos olhar para o futuro”, completou o ciclista.