O velocista Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) cerrou os punhos e soltou um grito de alegria ao cruzar a linha de chegada da quarta etapa do Tour de France nesta terça-feira (5), de Dunkerque a Calais, no norte da França. Infelizmente, a “falsa vitória” do ciclista aconteceu oito segundos depois que Wout van Aert conquistou a vitória na etapa.
+ Estrela do Tour de France já trabalhou em fábrica como empacotador de peixes
+ Tour de France: Ciclista agarra capacete de rival após discussão; VÍDEO
Claramente, Philipsen não sabia que seu compatriota havia se afastado do pelotão na curta subida a 10 km do final. A equipe belga tinha como objetivo preparar Philipsen para o sprint, salvando a grande estrela da equipe, Mathieu van der Poel, para a etapa de terça-feira sobre os paralelepípedos que deveriam ser mais adequados para ele.
Confira um vídeo do momento:
Jasper Philipsen??? 😭pic.twitter.com/MCdQiFuYOP
— GoncaloDias17 (@goncalo_diass17) July 5, 2022
“Pensei que corremos para a vitória, mas então o vi bem na minha frente quando cruzei a linha de chegada. Que pena. Eu fiz um papel de bobo. Por cinco segundos, talvez menos, pensei que tinha vencido. Aquilo foi legal. Então eu o vi e também os ouvi rindo atrás de mim. Agora eu também posso rir com isso. É isso aí. Eu tenho que viver com isso. É uma pena”, disse Philipsen à mídia que aguardava depois de seguir em direção ao ônibus da equipe atrás da linha de chegada em Calais.
+ Tudo o que você precisa saber sobre o Tour de France 2022
+ Tour de France 2022: onde assistir
Alguém pode se perguntar como é possível que Philipsen não soubesse que Van Aert estava andando na frente do pelotão. O ciclista culpa a má conexão de rádio e a pura impossibilidade de distanciar o pelotão na subida de 1 km da Côte du cap Blanc-Nez pela”falsa vitória”.
“Estávamos sempre visando o sprint e era isso que eu tinha em mente hoje. Eu não esperava que outra pessoa fosse embora sozinha. É um esforço impressionante dele pedalar assim. Em uma subida tão pequena, ele tinha uma lacuna tão grande imediatamente. Eu não vi. Estávamos lutando pela posição no pé da subida, mas ainda estávamos muito para trás”, disse ele.
“Nós montamos um ritmo feroz até o topo e não vimos nada de seu ataque. Achei que estávamos correndo pela vitória. Meu rádio também não estava funcionando bem e ninguém me disse. É embaraçoso cruzar a linha do jeito que eu fiz. Isso indica o quão impressionante foi o esforço de Wout, porque parecia impossível para mim fugir do pelotão em uma subida tão curta.”
Well, @WoutvanAert, as you can see, I’m really happy with a 2nd spot. 🙄🤷♂️🤥 #TDF2022 pic.twitter.com/3kACLauNb4
— Jasper Philipsen (@JasperPhilipsen) July 5, 2022