A norte-americana Christina Birch, ex-atleta profissional e 11 vezes campeã nacional de ciclismo de pista, está a alguns passos de conhecer o espaço. A ciclista está entre os dez novos candidatos a astronauta da NASA e participará por um treinamento de dois anos da agência, informou o órgão dos EUA nesta segunda-feira (6).
+ NASA procura voluntários para viverem em módulo 3D por um ano em Marte
De acordo com o comunicado da organização, esta é a primeira nova turma de astronautas em quatro anos. Mais de 12.000 pessoas se inscreveram nesta edição do programa.
Birch, de 35 anos, já ganhou 11 campeonatos nacionais de ciclismo de pista, duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos e conquistou uma vaga no time olímpico de longa distância de 2021 em Tóquio. Atualmente, a norte-americana também é ciclista de gravel.
Mas a atleta tem também uma grande carreira acadêmica: Birch é bacharel em matemática e bacharel em bioquímica e biofísica molecular pela Universidade do Arizona. Também fez Ph.D. em engenharia biológica do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde começou a competir para valer no ciclismo. Ela também ensinou bioengenharia na University of California, Riverside, e comunicação e redação científica no California Institute of Technology, segundo informações da revista Bicycling.
Treinamento da NASA
De acordo com uma publicação no Instagram de seu companheiro, Birch soube que havia sido aceita no programa de astronautas em 22 de outubro. O treinamento da NASA acontecerá no Centro Espacial Johnson e vai durar dois anos, começando em janeiro de 2022.
Ver essa foto no Instagram
Depois dessa etapa, a ciclista pode ser “designada para missões que envolvem a realização de pesquisas a bordo da estação espacial, lançamento de solo americano em espaçonaves construídas por empresas comerciais, bem como missões espaciais profundas para destinos incluindo a lua na nave espacial Orion ou no foguete Space Launch System”, de acordo com o comunicado de imprensa da agência.
Na cerimônia de anúncio da turma de astronautas de 2021 da NASA, Birch deu a seguinte declaração:
“Como você pode ver, pelos meus incríveis colegas de classe sentados aqui ao meu lado, realmente não há um único caminho para se tornar um candidato a astronauta da NASA. E, você sabe, você pode pensar que minha trajetória como bioengenheira e ciclista é um pouco exagerada, mas na verdade foram todas as habilidades que ganhei com essas experiências que me ajudaram a chegar aqui. E então eu acho que meu conselho seria encontrar algo em que você esteja realmente interessado – realmente curioso, apaixonado – e explore isso profundamente. E eu acho que se você abordar todos os dias tentando fazer bem as pequenas coisas, elas resultarão em algo realmente grande, e isso pode estar sentado aqui algum dia como um candidato a astronauta da NASA.”
Introducing the 2021 class of NASA Astronaut candidates. They’ll begin training here in Houston in January. pic.twitter.com/8RsKwXUexH
— NASA’s Johnson Space Center (@NASA_Johnson) December 6, 2021