Ciclista negro abordado violentamente por PMs pedala no Morumbi a convite do SPFC

Por Redação

Ciclista negro abordado violentamente por PMs pedala no Morumbi a convite do SPFC
Imagem: Felipe Ruiz

Filipe Ferreira, ciclista negro abordado violentamente pela Polícia Militar (PM) em Goiás na semana passada, foi convidado pelo São Paulo Futebol Clube (SPFC), seu time do coração, para conhecer o Morumbi e pedalar no estádio.

O rapaz de 28 anos foi algemado e teve uma arma apontada na cabeça pela PM quando fazia manobras de bicicleta na Cidade Ocidental, interior de Goiás. O ciclista filmava as suas manobras para postar nas redes sociais e em seu canal do YouTube quando sofreu a violência da PM. Ele então registrou também a abordagem em vídeo, que viralizou nas redes sociais. O registro teve quase 6 milhões de visualizações e causou indignação nos internautas.

Com a repercussão do caso, o ciclista deu entrevista ao Fantástico e usou uma máscara do SPFC, o que chamou atenção do time.

Leia mais

+ Ciclista negro abordado por PMs diz viver com medo: “me sinto preso”

+ Ciclistas podem usar bikes compartilhadas de graça para tomar vacina

Na última quarta-feira, Dia Mundial da Bicicleta, o ciclista foi convidado pelo São Paulo para conhecer o Morumbi. Filipe teve a chance de fazer um tour por todo o estádio, ver as taças do clube e ainda pode pedalar pelo local com uma bicicleta fornecida pelo time. O ciclista também ganhou uma camisa do São Paulo personalizada com seu nome.

“Estou muito feliz, de verdade. Apesar de tudo que aconteceu na minha vida, deus está me dando felicidade e colocando pessoas boas na minha vida para que esse episódio passe”, disse Filipe ao Globo Esporte.

“A lição que fica é que é preciso falar. A gente precisa realmente expor o que estamos sentindo. O que mais queremos é não ver mais vídeos de abordagens com agressividade, com qualquer um que seja: preto, branco, amarelo, mulher”, completou.

O Ministério Público de Goiás abriu investigação sobre o caso envolvendo a PM.