A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) informou que uma chuva de meteoros intensa poderá ser observada no Brasil nos próximos dias. O fenômeno deve ter seu pico nesta quarta (11) e quinta-feira (12) e regiões ao norte do país podem registrar até 56 meteoros Perseidas por hora.
Leia mais
+ NASA procura voluntários para viverem em módulo 3D por um ano em Marte
+ Voos para superlua e “lugar nenhum” esgotam em tempo recorde
Segundo a Bramon, conseguimos observar a chuva intensa de meteoros porque nessa época do ano, entre 17 de julho e 24 de agosto, a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle. Quando pequenas partículas desse cometa atravessam a atmosfera em alta velocidade, os meteoros Perseidas são formados e conseguimos enxergá-los.
Essa chuva de meteoros acontece todo ano e tem pico na madrugada do dia 12 de agosto, quando pode apresentar até 120 meteoros por hora para os observadores no Hemisfério Norte do planeta.
No Brasil, a chuva de meteoros Perseidas é menos intensa, mas ainda assim pode ser observada e fascina os espectadores. A Bramon explica que aqui os meteoros parecem mais longos e lentos e, de fato, são.
“Isso ocorre porque, como o radiante dessa chuva é em uma constelação bastante ao norte no céu, eles atingem a atmosfera sobre o Brasil de forma mais rasante, o que faz com que eles percorram uma distância maior em altitudes mais elevadas da atmosfera”, explica a organização em seu site.
Para grande parte do Brasil, a chuva de meteoros poderá ser observada a partir das 2h da manhã, mas ainda em baixa intensidade. O momento mais intenso deve ser no final da madrugada, quando até 56 meteoros por hora poderão ser vistos nos estados mais ao norte do país.
Em São Paulo, deverão ser vistos 16 meteoros por hora. A Bramon diz que apenas os moradores do sul do Rio Grande do Sul não poderão observar os meteoros Perseidas.
Veja a quantidade de meteoros esperados para cada região do país, considerando condições ideais de observação, ou seja, uma noite sem nuvens em um local afastado das luzes das grandes cidades:
Como observar a chuva de meteoros no Brasil
A organização explica que não é preciso ter instrumentos ópticos nem qualquer tipo de ferramenta para apreciar os meteoros Perseidas, basta olhar para o céu na hora certa.
“O ideal é procurar um local escuro, preferencialmente longe das luzes das cidades e que ofereça uma boa visão do céu. Se for possível, recomenda-se desligar todas as luzes ao redor. Isso ajudará sua vista a se adaptar à pouca luminosidade se tornando mais sensível, o que possibilita a observação dos meteoros mais tênues”, informa a Branom.