O veterano ciclista britânico Chris Froome, 39, não competirá o Tour de France desta temporada após não ser selecionado por sua equipe, a Israel-Premier Tech.

O tetracampeão também esteve ausente da corrida em 2023 e competiu pela última vez na edição de 2022.

Veja também
+ Tour de Frace: UAE Emirates confirma equipe de apoio de peso para Tadej Pogačar
+ Visma-Lease confirma Jonas Vingegaard e Wout van Aert no Tour de France
+ Natação em águas abertas inaugura nova era do Rocky Mountain Games em Juquitiba

Pensava-se que Froome faria parte da equipe este ano após competir recentemente no Critérium du Dauphiné, um dos principais eventos preparatórios para o Tour de France.

Em vez disso, a Israel-Premier Tech irá para o Grand Tour com Pascal Ackermann, Guillaume Boivin, Jakob Fuglsang, Derek Gee, Hugo Houle, Krists Neilands, Jake Stewart e Stevie Williams.

“Foi uma das seleções de equipe mais difíceis que já tivemos que fazer, o que fala da qualidade do nosso elenco de ciclistas”, disse o proprietário da equipe, Sylvan Adams, em comunicado.

“Em última análise, nossa equipe de desempenho foi unânime em fazer essas seleções, sabendo que queríamos uma equipe voltada para buscar vitórias em etapas individuais, em vez de uma colocação alta na classificação geral.”

Dm depoimento à Eurosport em abril deste ano, Froome disse que “adoraria voltar ao Tour de France”, onde esperava conquistar uma vitória em etapa.

“[Seria] para mim uma maneira incrível de encerrar minha carreira com pelo menos mais algumas batalhas nas montanhas”, disse o britânico.

No Tour de France do ano passado, o proprietário da Israel-Premier Tech, Adams, disse ao site Cycling Weekly que contratar Froome com um salário multimilionário “absolutamente” não era um bom custo-benefício.

“Contratamos Chris para ser o líder da nossa equipe no Tour de France e ele nem está aqui, então isso não pode ser considerado um bom custo-benefício”, explicou Adams.

Froome é amplamente considerado o melhor ciclista de Grand Tours de sua geração, tendo vencido quatro Tours de France, duas Voltas da Espanha e um Giro d’Italia.

A equipe escolhida para representar a Israel-Premier Tech em julho conta com quatro estreantes: Ackermann, Gee, Stewart e Williams.

“É algo que sonhei quando criança”, disse Williams, vencedor da La Flèche Wallonne. “Este já foi um ano maravilhoso para mim, com algumas vitórias agradáveis. Agora, estou ansioso para disputar algumas etapas no próximo mês e tentar alcançar um grande objetivo para mim e para a equipe.”

Michael Woods, vencedor de etapa no Puy de Dôme no ano passado, também ficou fora da seleção.