Chimpanzés matam gorilas na selva pela primeira vez

Por Redação

Chimpanzés matam gorilas na selva pela primeira vez
Imagem: Anudeep Mad/Unsplash

Uma equipe de pesquisadores observou o primeiro ataque letal de chimpanzés contra gorilas na natureza. Os especialistas estudaram dezenas de chimpanzés no Parque Nacional Loango, no Gabão, África Ocidental, com a expectativa de que os animais ficassem relaxados perto de gorilas, mas não foi o que aconteceu.

As duas espécies eram geralmente brincalhonas entre si, mas os pesquisadores ficaram surpresos ao testemunhar alguns ataques violentos que matou dois gorilas. O estudo foi feito por cientistas da Universidade de Osnabruck e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária da Alemanha e publicado na revista Nature na segunda-feira (19).

Leia mais

+ Gorilas se assustam com cobra na Disney e reação viraliza

+ Chimpanzé de estimação é morto a tiros por atacar mulher, nos EUA

“No início, percebemos apenas gritos de chimpanzés e pensamos estar observando um encontro típico entre indivíduos de comunidades vizinhas desses animais”, disse Lara M. Southern, principal autora do estudo, em um comunicado à imprensa.

“Mas então, ouvimos batidas no peito, uma característica de exibição dos gorilas, e percebemos que os chimpanzés haviam encontrado um grupo de cinco gorilas”, acrescentou ela, referindo-se ao primeiro ataque que a equipe viu, em 2019.

Os dois encontros que eles gravaram, que duraram 52 e 79 minutos, foram marcados por formação de coalizões de chimpanzés para atacar os gorilas. As gorilas fêmeas adultas defenderam a si mesmas e a seus filhotes, mas dois bebês gorilas foram mortos nos confrontos.

“Nossas observações fornecem a primeira evidência de que a presença de chimpanzés pode ter um impacto letal sobre os gorilas. Agora queremos investigar os fatores que desencadeiam essas interações surpreendentemente agressivas”, disse Tobias Deschner, primatologista do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva.

Os ataques foram particularmente surpreendentes devido à forma como os dois grupos de animais se comportaram anteriormente. “As interações entre chimpanzés e gorilas até agora foram consideradas relativamente relaxadas”, disse Simone Pika, bióloga cognitiva da Universidade de Osnabrück.

Cerca de 45 chimpanzés foram observados para o estudo, que pretendeu analisar suas relações, uso de ferramentas, habilidades de comunicação e caça, entre outras características.

Os autores sugeriram que dividir alimentos com outras espécies pode ter causado os conflitos. “Pode ser que o compartilhamento de recursos alimentares por chimpanzés, gorilas e elefantes da floresta no Parque Nacional Loango resulte em aumento da competição e às vezes até mesmo em interações letais entre as duas espécies de grandes macacos”, disse Deschner.