Cerveja saudável? Estas marcas estão apostando na ideia

Por Redação

cerveja saudável
Imagem: Shutterstock

E se você pudesse escolher uma cerveja saudável, que fosse saborosa mas sem álcool e com menos calorias, ou um teor menor de carboidratos? Comuns fora do país, os lançamentos dessa tendência de mercado começam a chegar no Brasil para atender a um público que geralmente pratica esportes mas não quer abrir mão do happy hour.

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As grandes do setor, como a Ambev, estão trazendo alguns destes produtos para cá. A  Michelob Ultra é uma cerveja com pouco carboidrato, até 80% menos do que cervejas regulares no mercado, e também com baixas calorias: são 79 a cada long neck de 355 ml, enquanto a versão normal tem em torno de 150 calorias. A Michelob tem buscado associação com a ideia de cerveja para esportistas; se tornou a marca oficial da liga americana de basquete NBA no lugar da Budweiser e escolheu como garoto-propaganda o ex-velocista e campeão olímpico Usain Bolt. A Ambev também investiu em patrocínio de eventos esportivos no Brasil, como a Maratona do Rio e o Espaço Michelob Ultra, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Também da Ambev, a Stella Artois Sem Glúten foi lançada em 2020 sob o guarda-chuva da “cerveja saudável”. O glúten é uma proteína presente nos cereais usados na produção da cerveja, e essa versão atende seja pessoas celíacas e intolerantes quanto pessoas que optam por excluir glúten da dieta por acreditar que é saudável. Com 81 calorias a cada 200 ml, ela tem quase todo o glúten retirado por meio de um processo industrial. A Germânia Sem Glúten também tem long necks com o nutriente extraído por meio de um processo industrial, também focando no público que busca uma cerveja saudável.

Com 69 calorias por long neck, a Heineken também fez sua entrada no terreno do zero álcool. De acordo com a marca, a Heineken 0.0 contém menos de 0,03% de álcool, quantia que não tem impacto no corpo e é totalmente aceitável com relação a dirigir, gravidez, ou tratamento médico intolerante a álcool. Com sabor levemente diferente da original, tem um corpo maltado mais suave. A marca se posiciona mais ligada ao consumo responsável do que à ideia de cerveja saudável, mas não deixa de ser uma opção interessante para este público.

O mundo das artesanais também tem se esforçado para oferecer uma cerveja saudável. A Anytime Low Calorie da Barco é uma cerveja de baixa caloria com aroma cítrico de laranja. É uma cerveja leve, com aroma natural de laranja. Na mesma linha, a Athletic Beer Premium lançou uma lager que se propõe a ser a a menos calórica do Brasil, com 79 calorias por 355ml, 46% a menos do que a versão normal, segundo a marca, que foca justamente em quem busca uma vida ativa e saudável.

A Alright também está lançando uma versão de cerveja saudável de baixa caloria, uma witbier aromatizada com casca de laranja e sementes de coentro. A marca também está desenvolvendo uma cerveja sem álcool. A proposta veio do próprio público da cervejaria, que fica numa rota ciclística, na região de Curitiba.

A Leuven, em Piracicaba (SP), já tem duas opções de baixa caloria: a Leuven Kingdom American Wheat Beer e a Leuven Kingdom Fruitbeer, as duas sem álcool, leves e frutadas, para consumo a qualquer hora do dia.

E se em outros tempos a cerveja era chamada de “pão líquido” pelos apreciadores que louvavam seu potencial nutritivo e substância, hoje o apelo é de bebida isotônica, que marcas como Paulaner e Erdinger já exploram na Europa. Por aqui, a cervejaria Roleta Russa lançou uma IPA (Indian Pale Ale) sem álcool, sem glúten e com baixa caloria (79 por lata de 350 ml), apresentada como “café da manhã dos campeões” e ações de divulgação em academia de musculação.







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