Homem está preso há dois dias em caverna que desabou no Reino Unido

Por Redação

Homem está preso há dois dias em caverna que desabou no Reino Unido
Foto: ogof.org.uk

Uma caverna do Reino Unido desabou no sábado (6) e um homem está preso no local com ferimentos desde então. Uma grande operação foi lançada para resgatar a vítima, que está a pelo menos 300 metros da entrada do sistema de cavernas Ogof Ffynnon Ddu em Brecon Beacons, no sul do País de Gales.

+ Caverna desaba e mata 9 bombeiros que faziam treinamento
+ Surfista fica preso em caverna submersa

A equipe de resgate conta com 242 pessoas, incluindo algumas que ajudaram na operação para resgatar os 12 meninos e o treinador de futebol em cavernas da Tailândia em 2018. As informações são do Guardian.

O homem que está preso na caverna do País de Gales é um espeleólogo (especialista em cavernas e grutas) e caiu enquanto explorava o sistema de cavernas e não conseguiu sair. Outro profissional que estava no local notificou a polícia, que chamou a equipe de resgate. Cerca de oito equipes viajaram da Inglaterra ao local para ajudar na operação. A caverna que desabou é uma das mais longas de todo o Reino Unido.

As equipes têm trabalhado para garantir um caminho seguro para retirar o homem feriado da caverna em uma maca.

As equipes de resgate estão usando um sistema chamado Cavelink para se comunicar dentro das cavernas, o que permite que as equipes na superfície transmitam mensagens de texto através da rocha, sem cabo, para um receptor subterrâneo.

As cavernas foram descobertas em 1946 e contam com riachos e cachoeiras. O sistema, que está a cerca de 275 metros de profundidade em seu ponto mais profundo, pode ser acessado por espeleólogos com uma licença.

Assista como acontece a exploração da caverna: