Uma das lendas do ciclismo mundial, o britânico Mark Cavendish volta ao Tour de France pela primeira vez desde 2018, depois de uma série de eventos polêmicos.
O piloto de 36 anos foi estará no pelotão do Deceuninck-Quick-Step para a competição mais esperada da modalidade, que começa no sábado, após lesão que impediu seu colega Sam Bennett de defender a camisa verde que ganhou no ano passado.
Isso significa que Cavendish, que soma 30 vitórias em etapas do Tour na carreira – perdendo apenas para as 34 de Eddy Merckx – tem a chance de retornar à prova que o consagrou como o melhor velocista de sua geração.
“Estou muito feliz por voltar ao Tour de France com o Deceuninck-Quick-Step”, disse Cavendish, ao The Guardian. “Obviamente, as circunstâncias com Sam poderiam ser melhores – ele fez um Tour especial no ano passado e estou triste por ele não ser capaz de defender sua camisa verde”, comentou.
“Mas, ao mesmo tempo, estou animado para voltar a uma corrida com a qual tenho tanta afinidade e na qual tenho tanta história. É a maior prova de ciclismo do mundo e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para agarrar esta oportunidade de estar de volta”, garantiu.
Cavendish ficou de fora da disputa de 2019, quando estava na Dimension Data. A decisão da equipe foi considerada polêmica, e o fez assinar com o time Bahrain McLaren. Então, veio a pandemia e seus efeitos, afetando não somente o calendário de eventos esportivos como a forma física do campeão.
O que parecia o fim de sua brilhante carreira, entretanto, mudou: Cavendish voltou à forma depois de contratado pelo Deceuninck-Quick-Step, venceu quatro etapas do Tour da Turquia em abril e a última etapa do Tour da Bélgica neste mês. E agora, está de volta ao Tour de France.
Cavendish conquistou a última de suas vitórias no Tour de France em 2016, quando venceu quatro etapas e vestiu a camisa amarela após a etapa de abertura – antes de deixar a corrida mais cedo para ir para as Olimpíadas do Rio.
Sua equipe, Deceuninck-Quick-Step não venceu menos de três etapas de um Tour desde 2016 e mais uma vez levará um time poderoso para a corrida – liderado pelo campeão mundial, Julian Alaphilippe, e o vencedor do Tour de Flanders, Kasper Asgreen.
O Tour de France acontece entre os dias 26 de junho e 18 de julho.