Mark Cavendish volta ao Tour de France pela primeira vez desde 2018

Mark Cavendish volta ao Tour de France pela primeira vez desde 2018
Mark Cavendish volta ao Tour de France pela primeira vez desde 2018 - Reprodução Instagram

Uma das lendas do ciclismo mundial, o britânico Mark Cavendish volta ao Tour de France pela primeira vez desde 2018, depois de uma série de eventos polêmicos.

O piloto de 36 anos foi estará no pelotão do Deceuninck-Quick-Step para a competição mais esperada da modalidade, que começa no sábado, após lesão que impediu seu colega  Sam Bennett de defender a camisa verde que ganhou no ano passado.

Isso significa que Cavendish, que soma 30 vitórias em etapas do Tour na carreira – perdendo apenas para as 34 de Eddy Merckx – tem a chance de retornar à prova que o consagrou como o melhor velocista de sua geração.

“Estou muito feliz por voltar ao Tour de France com o Deceuninck-Quick-Step”, disse Cavendish, ao The Guardian. “Obviamente, as circunstâncias com Sam poderiam ser melhores – ele fez um Tour especial no ano passado e estou triste por ele não ser capaz de defender sua camisa verde”, comentou.

“Mas, ao mesmo tempo, estou animado para voltar a uma corrida com a qual tenho tanta afinidade e na qual tenho tanta história. É a maior prova de ciclismo do mundo e vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para agarrar esta oportunidade de estar de volta”, garantiu.

Cavendish ficou de fora da disputa de 2019, quando estava na Dimension Data. A decisão da equipe foi considerada polêmica, e o fez assinar com o time Bahrain McLaren. Então, veio a pandemia e seus efeitos, afetando não somente o calendário de eventos esportivos como a forma física do campeão.

O que parecia o fim de sua brilhante carreira, entretanto, mudou: Cavendish voltou à forma depois de contratado pelo Deceuninck-Quick-Step, venceu quatro etapas do Tour da Turquia em abril e a última etapa do Tour da Bélgica neste mês. E agora, está de volta ao Tour de France.

Cavendish conquistou a última de suas vitórias no Tour de France em 2016, quando venceu quatro etapas e vestiu a camisa amarela após a etapa de abertura – antes de deixar a corrida mais cedo para ir para as Olimpíadas do Rio.

Sua equipe, Deceuninck-Quick-Step não venceu menos de três etapas de um Tour desde 2016 e mais uma vez levará um time poderoso para a corrida – liderado pelo campeão mundial, Julian Alaphilippe, e o vencedor do Tour de Flanders, Kasper Asgreen.

O Tour de France acontece entre os dias 26 de junho e 18 de julho.