Quem não quer uma casa no campo? E melhor ainda: algumas casas na natureza são projetos incríveis, que combinam-se com a paisagem de forma harmônica e surpreendente. É claro que a casinha simples da roça tem seu (enorme!) valor, mas estas casas são de encher os olhos e vencem desafios arquitetônicos como penhascos e terrenos não convencionais para construção.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Estes projetos foram escolhidos para o livro publicado recentemente “Edgy Architecture: Living in the Most Impossible Places” (não publicado no Brasil), escrito pela historiadora do design Agata Toromanoff. Veja 7 casas na natureza para sonhar acordado – e quem sabe se inspirar nelas.
Casas na natureza : Cliff House, Canadá
O ar meio industrial da Cliff House, em Nova Scotia, no Canadá, chega a confundir o observador num primeiro olhar – uma fábrica perdida na costa? E o jogo não para: para quem vê da colina, é uma construção absolutamente normal. Mas para quem vê do litoral, a casa está praticamente sobrevoando o abismo. A ideia dos arquitetos era dar mesmo essa sensação de vertigem, como se a casa flutuasse sobre o oceano. A estrutura de aço galvanizado dá resistência, enquanto o toque de madeira suaviza as sensações e integram a casa com a natureza inóspita ao redor.
+ Ópera de Barcelona reabre com performance para plantas
Casas na natureza: Hirafu, Japão
Na ilha de Hokkaido, no Japão, esta casa de férias tem uma estrutura em L para conectar a casa com a montanha. Os dois cubos sobrepostos dão a impressão dinâmica de que a estrutura pode desmoronar a qualquer momento. A entrada e os quartos estão no cubo de baixo, e uma escada interna leva para as áreas comuns, em cima.
House on the Cliff, Espanha
Entre paredões de rocha deslumbrantes na região de Alicante, na Espanha, esta casa tem linhas brancas geométricas que se sustentam também sobre uma encosta bastante íngreme. Parece loucura construir em um terreno assim, mas o desafio acabou gerando uma casa tridimensional com formas inesperadas e criativas, que leva o olhar para a rocha ao redor. Em concreto, ela é isolada do ambiente mas revestida de estuque branco, escolhido pelos arquitetos pela flexibilidade e maciez. A frente toda em vidro, com enormes janelas panorâmicas, releva o visual incrível da paisagem para quem está dentro. Além disso, a piscina com borda infinita e o terraço na altura do chão aumentam a proximidade com o mar.
Qiyunshan Tree House, China
Casa na árvore? A Qiyunshan Tree House brinca com esse conceito. No meio de uma floresta de cedros vermelhos, na província de Anhui, a casa de 11 metros tem um hall de entrada estreito e curvo que conversa com as linhas da estrada. Em módulos interligados que aproveitam as diversas faces da floresta e da luz ao longo do ano, ela tem uma escada central em espiral que leva aos quartos em estilo minimalista, com janelas panorâmicas. Os acabamentos em materiais naturais deixam a casa aconchegante – como o piso em cedro vermelho, mesma árvore da floresta em volta.
Casas na natureza: Villa Escarpa
Deitada sobre o mar de Praia da Luz, em Portugal, a Villa Escarpa fica numa área isolada do Algarve. Para não corromper a natureza local, ela só podia ser construída sobre a fundação de onde antes havia um outro prédio. Ela flutua na paisagem, com terraços e janelas que levam para dentro a luminosidade do lugar. Com ventos muito fortes na área, a estrutura também faz com que a casa seja resistente às condições locais.
La Binocle, Canadá
No alto de uma montanha no Quebec, no Canadá, esta casa está no meio de uma floresta densa – bem longe de vizinhos. A estrutura maior abriga a sala de estar, e a menor, os quartos. O design da casa acompanha a necessidade de tetos que dissipem a luz intensa no verão. A fundação da casa está ancorada no chão e o estilo interior é minimalista, para convidar à tranquilidade do lugar.
Casa Del Acantilado, Espanha
Na costa de Granada, na Espanha, a Casa Del Acantilado, é uma homenagem ao arquiteto catalão Antoni Gaudí. Ela foi construída em uma encosta de 42 graus de inclinação, o que por si já é um enorme desafio. A casa está parcialmente enterrada na montanha e protegida por um teto inspirado nas formas curvilíneas de Gaudí, lembrando a pele escamosa de um dragão. A Casa Del Acantilado tem dois andares – um deles com ambientes mais reservados e outro aberto para a natureza da Sierra Nevada.