Moradores que vivem próximos ao Lago Erie, em Nova York, viram suas casas transformadas em ‘iglus’, todas cobertas de gelo espesso. Isto aconteceu devido a fortes ventos e nevasca que atingiram a região na última sexta-feira (28).
“Parece fake, parece irreal”, disse à CNN Ed Mis, que mora na região há oito anos. Ele teve que quebrar a camada de gelo para poder sair de casa.
+ Cabeça de lobo da Era do Gelo é encontrada incrivelmente preservada na Sibéria
Muitos compararam a paisagem ao cenário dos filmes “Frozen” ou de “As crônicas de Nárnia”.
Welcome to Narnia: Two days of gale force winds along Lake Erie have iced over many of the homes along the beach in Hamburg, NY. @news4buffalo @News_8 @EricSnitilWx @JamesGilbertWX @wnywxguy @spann @JimCantore @StephanieAbrams @StormHour @NatalieKucko pic.twitter.com/uMvIdVWMGz
— John Kucko (@john_kucko) February 29, 2020
Ed disse que não havia gelo em seu quintal ou em casa na quinta-feira, mas na manhã de sexta-feira sua casa e outras estavam completamente cobertas.
+ Estranhas bolas de gelo cobriram uma praia na Finlândia
Alguns moradores relataram que devido ao grande acumulo de gelo, suas residências estavam escuras por dentro. Agora, eles estão preocupados com a possibilidade do gelo causar danos estruturais em suas casas.
“Estamos preocupados com a integridade, com a falha na estrutura quando ela começa a derreter, por causa do peso no telhado”, disse Ed.]
O Lago Erie é um dos cinco lagos que formam o conjunto dos Grandes Lagos situados na América do Norte, entre o Canadá e os Estados Unidos.
Segundo o Laboratório Nacional de Tempestades Graves dos Estados Unidos, o fenômeno se chama “efeito lago”. Ele pode acontecer quando o ar frio se move sobre a água mais quente de um lago e a neve pesada cai. “À medida que uma massa de ar frio e seco se move sobre a região dos Grandes Lagos, o ar absorve muita umidade. Esse ar, agora cheio de água, despeja a água como neve em áreas geralmente ao sul e leste dos lagos.”
Entre o final do outono e o inverno, este fenômeno ocorre na região dos Grandes Lagos, quando o ar gelado, geralmente do Canadá, chega.