Um casal do Havaí foi preso no fim de semana após supostamente voar para casa sabendo que ambos tinham testado positivo para Covid-19.
Wesley Moribe, 41, e Courtney Peterson, 46, de Wailua, viajaram com uma criança em um voo da United Airlines de San Francisco para Lihue, Havaí, em 29 de novembro. Antes de viajarem, o casal havia feito o teste para o coronavírus e testaram positivo.
De acordo com o Departamento de Polícia de Kaua’i, o casal havia sido instruído pela Estação de Quarentena do Aeroporto Internacional de San Francisco a não voar e se isolar.
Mas, apesar de totalmente cientes dos resultados positivos do teste Covid-19, eles embarcaram no voo, colocando outros passageiros em risco, de acordo com o comunicado.
Leia Mais: Casal debocha da quarentena por coronavírus pedalando e é isolado pela justiça
Viajar na pandemia: como tomar os cuidados necessários
O casal com Covid-19 foi preso na chegada em Lihue e acusados de colocar em perigo de segundo grau imprudente. Cada um deles foi libertado sob fiança de US $ 1.000, cerca de R$ 5.174,31.
A criança foi entregue aos cuidados de um membro da família e os Serviços de Proteção à Criança foram notificados. A relação da criança com os suspeitos não foi revelada.
“Continuamos solicitando aos visitantes e residentes que sigam as Regras de Emergência do Governador e tomem todas as precauções necessárias para evitar a disseminação do COVID-19”, disse o chefe da polícia de Kaua’i, Todd Raybuck, no comunicado à imprensa.
O Havaí respondeu rapidamente à pandemia do coronavírus em março. O arquipélago colocou uma quarentena obrigatória de 14 dias e, mais tarde, fechou suas fronteiras para os turistas. No entanto, em agosto e no início de setembro, os casos começaram a aumentar, de acordo com dados do The New York Times.
Em outubro, o estado anunciou que estava planejando reabrir para turistas com as restrições em vigor e não exigiria mais uma quarentena de 14 dias, desde que os visitantes produzissem um teste COVID-19 negativo feito dentro de 72 horas de seu voo.
Todos os viajantes com destino ao Havaí também devem criar um perfil no Safe Travels para ajudar o estado a rastrear e aplicar quarentenas para visitantes que optaram por não fazer os testes pré-viagem.