Casal de elefantes é resgatado depois de 4 dias em praia de Bangladesh

Casal de elefantes perdido foi resgatado em praia de Bangladesh
Casal de elefantes perdido foi resgatado em praia de Bangladesh - Reprodução Twitter

Um casal de elefantes selvagens asiáticos perdido, que acabou bloqueado em uma praia de Bangladesh, foi resgatado após 4 dias. Famintos, os animais estavam sem comida e com medo dos curiosos habitantes locais. A fêmea e o macho foram levados para colinas arborizadas da cidade costeira de Teknaf, segundo informações das autoridades de Bangladesh prestada às agências de notícias internacionais.

De acordo com relatos, o casal de elefantes perdido que foi resgatado chegou à região no fim de semana após atravessar o rio Naf, que faz fronteira natural entre Bangladesh e Mianmar. Em seguida, os animais se perderam e acabaram sendo direcionados por centenas de habitantes, que se sentiram intimidados pelo porte dos elefantes, a uma praia sem qualquer vegetação, onde passaram quatro dias vagando sem se alimentar.

+ Elefantes descansam após percorrer 500 km na China
+ 18 elefantes são encontrados mortos na Índia

O receio da presença dos animais na área é justificado, entretanto. Jahid Hossain, um antigo morador da cidade, disse à AFP que a presença dos elefantes selvagens é temida pelos povos da região, que já perderam colheitas e até mesmo vidas por causa de elefantes, que podem ficar muito agressivos”.

Para os elefantes, a experiência também não é tranquila: nervosos por causa das milhares de pessoas que foram vê-los na praia, o casal de animais acabou se refugiando em águas rasas de uma parte do mar do golfo de Bengala, e ficaram ali durante horas, até que pescadores a bordo de embarcações conseguiram levá-los de volta à praia com a ajuda de cordas, segundo relato das autoridades.

“Os pescadores os salvaram de uma morte certa”, declarou o chefe do Departamento de Florestas, Humayun Kabir. “Estávamos muito preocupados com a saúde” dos elefantes”, completou. Segundo ele, o casal de elefantes provavelmente ficou separado de sua manada durante a migração anual, um fenômeno que se tornou frequente.

Os elefantes selvagens percorrem as colinas adjacentes do sul de Bangladesh e dos estados de Chin e Rakjin (oeste de Mianmar), cujas florestas são alguns de seus lugares preferidos.