Se você acredita que para fazer uma road trip pela América do Sul é necessário um super carro potente, este casal de brasileiros prova o contrário. Os jornalistas Carina Furlanetto e João Paulo Mileski completam nesta terça-feira (18) um ano viajando com um carro Renault Sandero 2014 1.0 pela América do Sul. O casal partiu de Bento Gonçalves (RS) rumo a maior aventura das suas vidas.

Com o carro popular, Carina e João passaram por países como Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Eles já rodaram 42 mil quilômetros com o veículo que também, por vezes, é improvisado como “casa”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Crônicas na Bagagem (@cronicasnabagagem) em 20 de Dez, 2019 às 8:29 PST

+ Fusca 68 percorre a Rússia para mostrar o “lado B” da Copa
+ Eles cruzaram o Atlântico com um carro flutuante – e agora querem apoio para filme

Nesses 365 dias, o casal foi acolhido em casa de outras pessoas, mas já dormiram 160 noites no carro até agora. “Não fizemos nenhuma adaptação, apenas baixamos os bancos e dormimos. Já passamos a noite em praças, praias, postos de gasolina, beira de estrada, Corpo de Bombeiros… Sempre pedimos aos moradores locais ou à Polícia se é seguro, e até agora não tivemos nenhum problema com insegurança”, relata Carina.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Crônicas na Bagagem (@cronicasnabagagem) em 25 de Out, 2019 às 5:02 PDT

Após um ano viajando, o casal continua na estrada. Eles voltaram ao Brasil em dezembro de 2019 e planejam passar por todos os estados do país. Atualmente estão no Amapá, de onde seguirão para o Pará.

Para realizar este sonho, o casal utiliza economias que ambos juntaram nos últimos anos e o aluguel de um apartamento, que cobre um terço das despesas. A estimativa é que a aventura dure mais um ano. Eles têm como meta não gastar mais do que R$ 100 por dia, contando todas as despesas para duas pessoas e o carro. Para economizar com alimentação, eles também instalaram uma bateria extra no carro, o que permite o uso de uma panela elétrica.

A aventura do casal gerou o projeto Crônicas na Bagagem, em que eles escrevem relatos inspiradores da viagem. Você pode conferir mais sobre a jornada no Facebook e no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Crônicas na Bagagem (@cronicasnabagagem) em 18 de Fev, 2020 às 4:39 PST