Carlos Burle é um dos surfistas brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente, uma verdadeira lenda do esporte. Burle é big rider e já encarou ondas gigantescas, dignas de menção no Guinness Book. Ele também foi e é o mentor de grandes talentos do surfe atual, como Lucas Chumbo e Maya Gabeira.
Campeão Mundial em Ondas Gigantes, Burle chamou a atenção do mundo em novembro de 2001, em Mavericks, na Califórnia, quando surfou a maior onda já registrada até a época, com 68 pés (cerca de 22 metros). Mas este feito só foi possível graças ao Tow-in, uma modalidade introduzida ao surf. Para isso, Burle contou com a experiência de outro big rider (surfista de ondas gigantes) para rebocá-lo, o também pernambucano Eraldo Gueiros.
+ Maya Gabeira conta como está sendo o período de isolamento em Nazaré, Portugal
+ Confira a entrevista com Wilhelm Schurmann sobre vida a bordo e isolamento
Aos 52 anos, o pernambucano tem muitas histórias para contar, a maioria delas estão em sua biografia “Carlos Burle – profissão: surfista” lançada em 2017 pela editora Sextante.
Recentemente Carlos Burle conversou ao vivo com a jornalista Maria Clara Vergueiro sobre a sua história, sobre como decidiu, nos anos 80, ser um surfista de ondas grandes, e sobre episódios marcantes em sua vida. Confira: