Campeão do Pan-Americano é encontrado morto em SP

Campeão do Pan é encontrado morto em SP
Foto: Flavio Florido/UOL

Leandro Prates, policial militar que venceu os 1.500m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, foi encontrado morto nesta terça-feira (6), em uma beira de estrada, próximo ao quilômetro 75 da Rodovia Fernão Dias, em Mairiporã (SP).

+ Especialista de atletismo ‘desaparecido’ vive nas ruas de Madrid

+ Maratonista de 59 anos estabelece um recorde mundial

+ 12 filmes sobre corrida para assistir online

O policial estava desaparecido desde ontem, segunda-feira (5) e a principal suspeita levantada por amigos é que ele tenha sofrido um acidente de moto. A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública ainda não deram nenhum veredito sobre o caso.

Leandro, que era policial desde 2008, trabalhava em uma escolha de educação física da Polícia Militar de São Paulo, e sempre estava viajando todos os dias, pois morava em Atibaia, interior do Estado.

De acordo com a localidade do corpo, que foi encontrado perto da região do túnel da Mata Fria, denunciou que o trajeto rotineiro não foi feito pelo policial. Somente hoje o corpo foi encontrado, no meio da mata. O corredor estava com sua arma e, segundo relatos de amigos, não foram encontradas marcas de violência. O que se tem como hipótese para esse caso é que Prates tenha sofrido um acidente de moto.

Leandro tinha 39 anos e nasceu em Vitória da Conquista (BA). Ele começou a correr ainda adolescente, participando de provas de rua. Após treinar durante um período, ele se mudou para São Paulo, assumindo o atletismo como carreira profissional.

Leandro foi bicampeão  ibero-americano, em 2010 e 2012, e tricampeão nacional. Também levou medalha de ouro nos 1.500 metros nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Sua última temporada competitiva foi em 2019, pela ONG Sylvio de Magalhães Padilha, o qual era embaixador.