No último domingo, dia 16, o britânico Gary Hunt deixou clara sua hegemonia no salto em penhasco, ao conquistar pela sexta vez o título mundial do Red Bull Cliff Diving. A penúltima etapa da temporada aconteceu no Japão, onde sua terceira colocação, somada ao sétimo lugar obtido pelo mexicano Jonathan Paredes, o principal rival, garantiu matematicamente o título antecipado ao inglês. Sergio Guzman, também do México, comemorou a primeira vitória no evento.
Entre as mulheres, a estreante australiana Rhiannan Iffland garantiu mais um primeiro lugar, consolidando-se na liderança do ranking e ficando muito próxima do título. A única atleta que pode atrapalhar os planos de Rhiannan é a canadense Lysanne Richard, que ficou em terceiro lugar na prova deste domingo. Elas têm apenas a última etapa da temporada para definir o título.
Tudo o que Gary precisava fazer para conquistar o título antes da última etapa da temporada era ficar à frente de Jonathan Paredes, o vice-líder do ranking. Com a vitória, ele segue na supremacia do Red Bull Cliff Diving. Aos 32 anos, é o único atleta a ter competido em todas as etapas do Mundial desde sua criação, em 2009, e o mais vitorioso entre todos eles.
No próximo dia 28 de outubro, os atletas seguem para Dubai, nos Emirados Árabaes Unidos, para encerrar o Red Bull Cliff Diving 2016. Confira como ficaram os pódios da etapa japonesa:
Masculino
1. Sergio Guzman (MEX)
2. Steven LoBue (USA)
3. Gary Hunt (GBR)
Feminino
1. Rhiannan Iffland (AUS)
2. Ginger Huber (USA)
3. Lysanne Richard (CAN)