Na última semana, um trilheiro perdido e aparentemente exausto apareceu nas imagens de uma câmera de monitoramento de ursos em Dumpling Mountain, no Parque Nacional de Katmai, no Alaska.
Enquanto alguns espectadores assistiam à transmissão ao vivo, ele sinalizou o que parecia ser a palavra “socorro”.
Veja também
+ Rocky Spirit: SP tem cinema ao ar livre e shows gratuitos no fim de semana
+ Os dez trekkings mais bonitos do mundo
+ Circuito dos Cânions Paulista: conheça nova Rota de Cicloturismo no interior de São Paulo
Os espectadores que acompanhavam as imagens em tempo real através do site Explore.org rapidamente entraram em ação e começaram a postar comentários sobre o homem em apuros.
Isso logo chamou a atenção do moderador da transmissão, que postou na sequência: “Os guardas vão subir a montanha para verificar este trilheiro, mas a caminhada pode levar pelo menos algumas horas.”
Bear Cam saves a hikers life! Today dedicated bear cam fans alerted us to a man in distress on Dumpling Mountain. The heroic rangers @KatmaiNPS sprung into action and mounted a search saving the man. – more details to come. pic.twitter.com/JzgfApK371
— explore.org (@exploreorg) September 6, 2023
“A equipe do site imediatamente alertou o parque nacional de que poderia haver um homem em apuros na montanha”, disse Candice Rusch, diretora de novas mídias do Explore.org ao site Backpacker. “Em seguida, retiramos trechos do incidente de nossa transmissão ao vivo para enviar ao parque para revisão.”
Em comunicado, o Explore.org informou que, embora os moderadores tenham interrompido a transmissão ao vivo ao tomar conhecimento da situação, eles continuaram monitorando e compartilhando atualizações.
“O clima na montanha naquele dia estava ruim, com visibilidade extremamente limitada, ventos fortes e chuva”, disse o comunicado. “A pessoa olhou para a lente da câmera e fez um sinal de negativo com o polegar. Poucos minutos depois, a pessoa voltou para a câmera e pediu ajuda em voz alta.”
A Explore.org é mais conhecido por suas câmeras ao vivo na região de Brooks Falls. A organização colocou essa câmera em Dumpling Mountain em parte para dar aos espectadores acesso visual à população de ursos pardos do parque, já que alguns hibernam perto da montanha.
Ninguém imaginava que ela poderia salvar uma vida. “Nossas câmeras se concentram na natureza e na vida selvagem”, disse Rusch. “Esta é a primeira vez que nossas câmeras foram usadas em uma operação de busca e resgate.”
A parte da montanha onde o homem estava localizado é conhecida pelo caráter exigente. A trilha até o mirante, a partir do acampamento próximo, tem 2,4 quilômetros de comprimento e sobe 240 metros de altitude.
No dia do resgate, as condições climáticas também estavam longe do ideal, com apenas 15 metros de visibilidade, condições frias e úmidas. Não há serviço de celular na montanha. “A Montanha Dumpling está em uma seção remota de Katmai, e este é o primeiro resgate que ouvi falar nessa área”, disse Peter Christian, oficial de informações públicas do parque.
Uma resposta rápida do Explore.org e dos funcionários do Parque Nacional de Katmai resultou em um resgate bem-sucedido, disse Rusch, com funcionários do parque despachando uma equipe de busca minutos depois de saberem do caminhante em apuros. Poucas horas após sua aparição na câmera, o caminhante ainda não identificado já estava em segurança.