Além de ser um dos maiores nomes do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini está deixando seu nome no esporte de outras formas. Preocupado em investir em projetos de formação de atletas, o ciclista este ano ganhou reforço no apoio da Caloi. A equipe de mountain bike do atleta esse ano passou a ter oficialmente apoio da marca, como Caloi / Henrique Avancini Racing Team.
Dois atletas da antiga Caloi Team foram mantidos e dois novos ciclistas passaram a integrar a equipe que já tem sete anos e deve participar de diversas provas do calendário UCI – a depender, claro, da pandemia. “2020 foi um ano de muito desafio com relação à incerteza, de quanto teríamos que nos adaptar. Ficamos na incerteza de quando ia voltar a competir, como seria e tudo mais”, conta Henrique, que tentou trazer elementos no treinamento que pudessem desafiar a equipe, como nos training camps. “Busquei criar um ambiente onde falhas pudessem acontecer, manter o vínculo do time, achar a motivação para acontecer. E criar a certeza de que quando voltássemos, voltaríamos melhor”, diz Avancini.
Leia também:
+ Assista na íntegra a live com Henrique Avancini
+ Henrique Avancini é campeão da Copa do Mundo de MXCO 2020
A atual equipe é composta por Marcela Lima, mineira de 20 anos que conquistou o título inédito de campeã brasileira Sub-23 e já fazia parte do time. Entre as novidades, está Ulan Galinski, baiano de 22 anos que ficou ano passado na 14ª colocação no Mundial Sub-23 disputado na Áustria, no mês de outubro. O time se completa com os mineiros Edson Rezende, de 24 anos, atleta que colecionou títulos na sua carreira enquanto competia pela categoria Sub-23; e Guilherme Muller, de 27 anos, que ocupa a 2ª colocação do ranking nacional e hoje está ranqueado para disputar os Jogos de Tóquio. O chefe da Caloi / Henrique Avancini Racing Team é Ruy Avancini, com mais de 50 anos de experiência no ciclismo brasileiro.
O investimento da Caloi potencializa a expertise de Henrique na formação de novos atletas, que há alguns anos já vinha se dedicando em lapidar talentos no MTB, focando não só na performance, mas no desenvolvimento de carreira do atleta.
Atualmente atleta número 1 do ranking mundial da UCI, Henrique Avancini seguirá competindo pela equipe Cannondale Factory Racing. Na Caloi / Henrique Avancini Racing, ele abraça o papel de mentor dos ciclistas. “Em tudo que fazemos, tento trazer meus próprios exemplos. Minha situação de cobrança de exposição é um nível um pouco mais adiantado que o deles”, conta. “Exponho minha vida pessoal e até profissional para eles para ajudar nos desafios mentais.”
Em Petrópolis (RJ), a Henrique Avancini Racing é uma estrutura completa, na qual os atletas podem treinar e receber o apoio de uma equipe de mais de 15 profissionais de diversas frentes, como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, mecânicos, dentre outros. Os atletas da equipe devem participar de todas as todas as provas UCI no Brasil, algumas provas na América do Sul e etapas da Copa do Mundo – decisivas inclusive para buscar uma vaga para Guilherme Muller nas Olimpíadas de Tóquio, previstas para julho de 2021..