No primeiro semestre do ano, a Caloi lançou sua primeira mountain bike de alumínio full suspension, assim como a nova geração de MTB hardtail da linha Elite Carbon. Depois, no Shimano Fest, no mês de agosto, a empresa apresentou a Caloi Elite FS Carbon Sport.
Agora, a marca apresenta mais duas novidades de mountain bike full suspension em carbono, os modelos Caloi Elite FS Carbon Racing e Caloi Elite FS Carbon Team.
Veja também
+ Rocky Mountain Games Campos do Jordão traz percursos inéditos e estreia do e-MTB
+ Vídeo: os melhores momentos do primeiro Red Bull Rampage para mulheres
+ Brasil Ride chega a sua 14º edição com grandes nomes do ciclismo
Desenvolvidas pelo time de engenheiros da Caloi no Brasil, ambas as bikes foram projetadas com uma nova tecnologia estrutural de trama de carbono que, além de trazer mais leveza, promete também maior velocidade e controle aos ciclistas.
“A Caloi Elite Carbon FS Racing e Caloi Elite Carbon FS Team são bicicletas de alta performance que foram concebidas para que os ciclistas superem seus limites, vencendo todos os obstáculos que encontrem nas trilhas do cross country. Seja para manter o controle nas curvas mais agressivas em alta velocidade, para manter o ritmo na subida, a estabilidade nas descidas ou superar rock gardens com segurança, essas duas bicicletas dão confiabilidade e os recursos necessários para que o ciclista evolua ainda mais e obtenha a sua melhor performance, dominando a trilha e indo além”, explica Marcos Ribeiro, Diretor de Desenvolvimento e Produto da Caloi.
Ver essa foto no Instagram
O design dos dois lançamentos traz elementos da história da Linha Elite Carbon, como a transição agressiva entre Tubo Superior (Top Tube), Tubo Inferior (Down Tube) e Cabeçote (Head Tube), que apresentam o movimento e a velocidade da estocada para a parte frontal do quadro, remetendo aos ataques do ciclista em uma curva.
Outra semelhança nos projetos está na Rabeira Superior (Seat Stay), que trabalha de forma paralela ao Top Tube – mantendo assim um design moderno além de complementar a sensação de velocidade dos modelos, puxando a bike para frente a todo momento. O Seat Stay finaliza ainda seu encontro com a ponteira como um dos elementos visuais chave do quadro – a curva na região da ponteira, elemento presente na Elite Carbon 2017 e na Elite FS, possibilita o paralelismo do Seat Stay com o Top Tube, permitindo um trabalho minucioso na trama de carbono que gera maior flexibilidade sem perder rigidez. A construção do shape da linha Caloi Elite Carbon FS foi finalizada com seu Down Tube com a parte inferior arredondada, possibilitando a passagem do ar de maneira mais aerodinâmica, mas contrastando com sua parte superior chanfrada, mantendo a agressividade proposta para os dois modelos, unindo velocidade e imponência.
Já nas pinturas da Caloi Elite Carbon FS Racing e da Caloi Elite Carbon FS Team foram explorados degradês que mesclam as cores e destacam algumas das principais áreas das duas bicicletas, como Top Tube e Seat Stay. Tudo para passar a sensação de velocidade, palavra-chave no desenvolvimento dos dois modelos. E para trazer ainda mais um ar premium para as duas bikes, as pinturas foram trabalhadas com acabamentos brilhantes e acetinados.
Além de pinturas minimalistas, os dois modelos carregam elementos de grafismos que valorizam os seus designs, como logo Caloi grande na lateral do quadro, destacando a marca e dando o devido peso ao produto; logo Vencedor sempre em destaque no cabeçote; logo da linha Elite no Top Tube próximo ao cabeçote; o sobrenome da linha “Carbon Racing” ou “Carbon Team” no mesmo Top Tube, porém próximo ao Seat Tube para mantê-los perto, porém com uma separação das suas importâncias; logo FS no Seat Tube; como também a frase “Desenvolvido no Brasil” destacando a brasilidade no Seat Tube de cada uma das bikes.