O câncer do endométrio — um tipo de câncer de útero — pode ser uma grande fonte de preocupação entre mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, por ano, sejam diagnosticados cerca de 6,5 mil novos casos no país. Segundo o “The Sun”, de onde são as informações, os cientistas não entendem o que exatamente causa o câncer, apesar de existirem fatores que contribuem para sua aparição — como idade avançada e maior exposição ao estrogênio. No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas por mulheres para prevenir a doença, e beber café pode ser uma delas.
+ Vigorexia: não cumprir o dia de descanso pode ser sinal de vício em exercícios físicos
+ 6 parques nacionais para conhecer de bicicleta
+ Surf e skate podem se tornar modalidades paraolímpicas
Um novo estudo realizado pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Japão analisou 24 estudos relacionados à bebida feitos com 700 mil pessoas. O resultado mostrou que pessoas que beberam mais café tiveram 29% menos risco de desenvolver câncer de endométrio do que aquelas que não o consomem.
Relação entre café e saúde
O número de xícaras de café consumidas diariamente pelas participantes do estudo não ficou claro, mas especialistas da área da saúde estimam que, para se manter saudável, a quantidade de cafeína consumida por uma pessoa em um dia deva se manter até os 400 mg.
Em sua forma natural, o café contém vários componentes que, segundo os pesquisadores, promovem um estilo de vida saudável por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Além disso, a bebida já foi associada a um melhor controle de peso, bem como a um menor risco de diabetes tipo 2. Obesidade e diabetes são dois fatores que estão associados a um maior risco de câncer de endométrio, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
A análise mostrou também que mulheres com maior índice de massa corporal (IMC) estavam em maior risco de desenvolver câncer de endométrio. Portanto, mulheres com IMC mais alto podem se beneficiar mais do maior consumo de café do que aquelas com IMC mais baixo, segundo os autores do estudo.
Segundo os pesquisadores, mais pesquisas ainda são necessárias para concluir a conexão entre a bebida e a prevenção do câncer de endométrio, mas as evidências são prósperas. A mesma pesquisa, ainda, não mostrou nenhuma conexão entre o consumo de café descafeinado e prevenção de câncer.
Sintomas de câncer de útero
O sintoma mais comum de câncer de útero é o sangramento anormal pela vagina, que pode começar como um sangramento leve com uma secreção aquosa e piorar com o tempo. Como a maioria das mulheres diagnosticadas já passou pela menopausa, qualquer sangramento vaginal deve ser incomum.
Em mulheres que não passaram pela menopausa, o período menstrual pode ser mais intenso do que o normal; ou pode haver sangramento entre os períodos. Os sintomas incluem:
- Sangramento anormal;
- Dor no baixo ventre;
- Dor durante o sexo;
- Dor nas costas;
- Perda de apetite;
- Cansaço;
- Náuseas.