Um novo estudo publicado no Journal of Experimental Psychology sugere que o café é significativamente menos útil do que se acredita quando se trata em manter alguém acordado e atento após uma noite de sono ruim.
Na pesquisa, foi pedido a 276 participantes que completassem duas tarefas após uma noite de pouco sono. A primeira era simples e exigia pouca atenção: apertar um botão cada vez que uma luz se acendia. Já a segunda atividade exigia maior retenção cognitiva para completar tarefas diferentes em uma ordem, sem pular.
“Descobrimos que a privação de sono prejudica o desempenho em ambos os tipos de tarefas”, disse a professora Kimberly Fenn da Universidade norte-americana do estado de Michigan, autora principal do estudo.
O efeito do café foi observado em ambas as tarefas.
Leia mais
+ Café ajuda no treino e na performance, mas não muito
+ Cafeína: os sinais de que você está exagerando no consumo
A cafeína, de fato, ajudou no desempenho dos candidatos na atividade simples. No entanto, o efeito da substância na tarefa mais complicada foi mínimo, não representando quase nenhuma ajuda.
Ou seja, o estudo sugere que usar a cafeína para ficar acordado e atento talvez não compense, por ter um efeito positivo pequeno e ainda apresentar efeitos nocivos da deficiência do sono na cognição.
O resultado do estudo é significativo para quem utiliza o café para se manter acordado, relembrando que uma boa noite de sono é essencial.