A cadeira de praia alemã, o ‘strandkorb’, serve como poltrona e ainda protege contra sol, vento chuva. O objeto foi criado em 1882 e é um símbolo de férias e descanso no litoral da Alemanha, segundo a Deutsche Welle (DW), empresa de comunicação internacional do país.
Em tradução literal, o strandkorb significa “cesto de praia” e não é nem um pouco parecido com a cadeira de praia do Brasil, que é apenas um assento com inclinação para que as pessoas se acomodem na praia e tomem sol.
Leia mais
+ Novo bairro da Alemanha quer banir carros das ruas
+ Pequena cidade da Alemanha não teve nenhum caso de Covid
Já a cadeira de praia alemã é um “incrementado assento acolchoado usado para proteger o banhista do sol, da chuva, da areia e do vento, tão frequentes no norte europeu”, segundo a DW. O strandkorb dispensa o guarda-sol e é tão comum nas praias da Alemanha como a cerveja e a salsicha.
Ver essa foto no Instagram
O strandkorb é reclinável, de modo que o banhista pode se recostar e aproveitar o sol sem ser incomodado pelo vento. A maioria dos modelos serve para duas pessoas e é equipada com apoios para os braços e as pernas, suporte de madeira, gaveta abaixo do assento para armazenamento e capa à prova de chuva. Existem também modelos maiores, para famílias inteiras.
Para aproveitar essa cadeira nas praias da Alemanha, é possível alugá-la por poucos euros com guardadores.
O primeiro modelo do strandkorb foi um pedido para uma senhora com problemas de reumatismo que queria se proteger do vento e do sol na praia de Warnemünde. A cadeira foi usada pela primeira vez em 15 de junho de 1882 e, no ano seguinte, já foi iniciada a produção em série, segundo a DW.
Hoje em dia existem dois tipos de strandkorb: o do Mar Báltico, que possui forma curva, e o do Mar do Norte, de linhas retas e aparência angular.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram