Cachorros azuis são vistos vagando pela Rússia; animais podem estar intoxicados

Por Redação

cachorros azuis
Imagem: reprodução

Cachorros azuis foram vistos vagando pelas ruas perto de uma fábrica de produtos químicos abandonada na cidade russa de Dzerzhinsk, cerca de 370 quilômetros a leste de Moscou, de acordo com a revista Newsweek.

Grupos de ativistas pelos animais suspeitam que a exposição a produtos químicos prejudiciais pode ter resultado na coloração azulada das peles e pelos dos animais, como sugeriu a agência de notícias estatal RIA Novosti em um tweet de segunda-feira.

A fábrica fechada produzia plexiglass e ácido cianídrico, que é cianeto de hidrogênio dissolvido em água. O cianeto de hidrogênio é um composto extremamente venenoso que é o precursor de vários polímeros.

A pele dos cães também pode ter sido tingida por outros produtos químicos, incluindo sulfato de cobre, um composto inorgânico azul brilhante usado em vários processos industriais.

Ou seja, não se sabe exatamente o que está deixando os cachorros azuis, mas é alta a probabilidade de que se trate de substâncias altamente tóxicas e perigosas. Tanto para os cães, como para o meio ambiente e outros seres vivos no entorno da fábrica abandonada.

“A tinta em sua pele indica que eles tiveram contato direto ou mesmo ingestão de substâncias potencialmente tóxicas ou prejudiciais”, disse Kelly O’Meara, vice-presidente de animais de companhia da Humane Society International, à Newsweek.

Leia também:

+ Incêndio próximo a Chernobyl pode contaminar Kiev

+ Tour por Chernobyl? AirBnb lança experiências online

Os cachorros azuis podem estar sofrendo de ardência e coceira na pele, sangramento interno e outras doenças relacionadas à intoxicação, que podem até levar à morte. A fábrica faliu em 2015. Com o terreno baldio, cães sem dono ou com acesso a rua passaram a ocupar o local.

Voluntários estão tentando remediar a situação ajudando a cuidar dos cachorros azuis e levando-os ao veterinário. Fotos publicadas pela Reuters mostram os cães azuis sendo cuidados em um abrigo em Nizhny Novogrod, uma cidade a uma hora de distância de Dzerzhinsk. Ao que consta, há também boas notícias: dois dos cães já encontraram novos donos.

Outras medidas que ONGs estão tomando é tentar mobilizar campanhas de esterilização para diminuir a população de cachorros de rua.