O britânico Andy Wilmot, de 76 anos, acabou de completar sua maratona número 800, o que significa que agora ele correu quase toda a circunferência da Terra!
No último domingo, o corredor terminou sua 800ª maratona em quatro horas e 53 minutos, tendo completado a 799 na véspera, em cinco horas e dois minutos.
Andy Wilmot acumulou incríveis 33.731 quilômetros correndo nas últimas três décadas. Enquanto a maioria de nós ficaria feliz com apenas uma maratona, quem dirá 800, Andy já está planejando seu próximo marco: completar 900 maratonas.
+ Atleta corre 19 maratonas em 19 dias para arrecadar doações
+ Mulheres na maratona: dicas para as estreantes
Uma verificação rápida em uma calculadora mostra que 800 multiplicado por 42 é 33.600 km – praticamente uma viagem de ida e volta de Londres a Sydney. E não está muito longe da circunferência da Terra – aproximadamente 40.075 km- e, sem dúvida, uma conquista surpreendente.
“Estou sempre pronto para um desafio, mas é difícil dizer por que eles atraem tanto”, disse ao jornal Metro UK. “Acho que gosto do teste mental e físico. Gosto de corrida de resistência e, embora corridas mais curtas ainda sejam divertidas, acabam muito cedo.”
A jornada épica de Andy começou em 1988, quando ele correu a maratona de Londres pela primeira vez e se apaixonou pelo desafio. A competição deste ano na capital britânica, originalmente marcada para abril, foi adiada por causa do novo coronavírus, e esta seria 30ª Maratona de Londres de Andy e 800ª no geral.
Nas últimas três décadas desde aquela primeira maratona, ele correu em vários locais, incluindo Escócia e País de Gales.
Apesar de cronometrar alguns tempos rápidos, o aposentado diz que não está muito preocupado com seu ritmo atualmente. Para ele, é tudo uma questão de se sentir confortável e ‘treinar pesado’. “Como regra geral, tento correr cinco vezes por semana. As pessoas dizem que sou louco e talvez seja, mas acho que todos os corredores de maratona têm a mesma mentalidade. Todos nós gostamos do desafio e vejo as mesmas caras em todos os eventos a que vou.”