Brasil tem baixa de umidade e riscos de incêndio aumentam esta semana

Brasil tem baixa de umidade e riscos de incêndio aumentam esta semana
Imagem: Reprodução/InMet

Uma massa de ar quente e seca deve encobrir o Brasil e predominar essa semana, aumentando o risco de incêndios em quase todo o país. Segundo o Climatempo, várias regiões podem ter umidade relativa do ar com índices críticos, abaixo de 20%, em decorrência da falta de chuva, o que também pode gerar riscos à saúde.

+ Erupção vulcânica submarina cria uma nova ilha japonesa

+ Beach Tennis: mundial de tênis de praia acontece pela primeira vez no Brasil

+ Estas são as 10 melhores praias dos Estados Unidos

O fenômeno será visto no interior paulista, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí, Tocantins e Maranhão. O InMet já comunicou um alerta de “perigo” para incêndios nas regiões, já que as altas temperaturas e a falta de chuva podem fazer com que as vegetações mais secas entrem em combustão.

Na capital paulista e demais áreas do estado, em Belo Horizonte, pelo sertão do Nordeste, em Rondônia e no sul do Pará, a taxa de umidade deve estacionar nos 30%, um índice também alarmante para a saúde da população.

O InMet aconselhou que, durante esse período, a atenção com a hidratação do corpo seja redobrada e que se evite exposição ao Sol nos períodos mais quentes do dia. O ar também deve ficar com a poluição bem concentrada, o que contribuirá na intensificação de problemas respiratórios.

Nas capitais do Sul e do Sudeste haverá uma elevação drástica de temperatura. Em Porto Alegre, a máxima prevista é de 33 °C, na quinta-feira (19). A mesma temperatura está prevista para o Rio de Janeiro até o fim da semana. Agora em São Paulo, deve-se registrar máximas de 30 °C entre quarta-feira (18) e sexta-feira (20).

No Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e alguns pontos devem chegar próximo dos 40 °C.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo