O Brasil pode sofrer com os efeitos do derretimento prolongado de plataformas de gelo em regiões mais frias da Terra e com o aumento do nível do mar, que já ameaçam regiões de encosta em todo o mundo.
+ Vitaminas do complexo B podem manter o fígado mais saudável?
+ Vídeo: Mulher escapa por pouco de ser atropelada por trem depois de ignorar barreiras
É o que mostra estudo publicado no Journal of Geophysical Research, que informa que apenas o derretimento de uma geleira na Antártida, a Pine Island, já seria suficiente para fazer o nível do mar subir em quase 50 centímetros.
Vídeo produzido pelo canal Science Insider e reproduzido no YouTube serve de alerta e exemplifica os riscos caso houvesse essa mudança climática. As imagens simulam o aconteceria se todo o gelo do mundo fosse derretido, o que faria com que o mar ficasse com expressivos 65 metros acima do nível da atualidade.
Nesse cenário catastrófico, o Brasil teria o mar avançando sobre as praias por toda a costa do país. Também, grande parte dos estados do Amapá, Pará e Amazonas, além do Rio Grande do Sul, ficariam submersos.
Além do Brasil, a vizinha Argentina também teria grande parte do seu território embaixo d’água, incluindo a capital Buenos Aires, que, assim, desapareceria totalmente do mapa. Miami, nos Estados Unidos, Dakar, no Senegal; Calcutá, na Índia; Xangai, na China; e muitas outras localidades, sofreriam as mesmas consequências.
A estimativa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, é a de que o mar possa subir mais de um metro até o fim deste século. Mesmo longe dos 65 metros mostrados do vídeo, esse aumento já é considerado significativo e preocupante, podendo levar áreas inteiras ao longo da costa a ficarem embaixo d’água ou, pelo menos, mais expostas aos oceanos.