Efeito Rayssa e Olimpíadas: Brasil ganhou 20 milhões de fãs de skate desde 2019

Por Redação

Brasil ganhou 20 milhões de fãs de skate desde 2019
Rayssa Leal na final da liga mundial de skate de 2022, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/213 Sports

Com grandes eventos internacionais de skate acontecendo no Brasil e o sucesso do país na estreia da modalidade nas Olimpíadas em 2021, o esporte tem ganhado mais força do que nunca entre os brasileiros. Uma pesquisa do Ibope REPUCOM mostrou que, nos últimos quatro anos, o país ganhou 20 milhões de novos fãs de skate.

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A análise, encomendada pela 213 Sports, responsável pelo desenvolvimento e promoção da Street League Skateboarding no Brasil, escutou 2 mil entrevistados online, com uma margem de erro de dois pontos percentuais e taxa de confiança de 95%. Os dados representam 110,5 milhões de internautas com mais de 18 anos, nas cinco regiões geográficas. A pesquisa apontou que são mais de 47 milhões de fãs da modalidade, o que torna o país um dos principais polos de skate no mundo. São 8,5 milhões de praticantes e esse número segue em uma crescente.

De acordo com o estudo, o Brasil ganhou 20 milhões de novos fãs de skate nos últimos 4 anos, período que compreende a estreia da brasileira Rayssa Leal, hoje com 15 anos, nas competições internacionais (2019) e a entrada do skate nos Jogos Olímpicos (2021).

“Para que um esporte ganhe projeção e relevância social, ele depende de quatro pilares: um grande ídolo, rivalidade, base de fãs e uma transmissão sólida na mídia”, diz Pedro Mesquita, Co-CEO e Diretor Comercial da 213 Sports. “Com a Rayssa Leal conquistando a medalha de Prata nas Olimpíadas de Tóquio e o Título Mundial da SLS no ano passado, todos os ingredientes estavam disponíveis e o skate brasileiro deslanchou. Hoje o Brasil é uma das grandes potências na modalidade, ao lado dos Estados Unidos e Austrália. Nosso país é ainda a segunda maior economia do skate no mundo, movimentando mais de R 1 bilhão anualmente”, completa.

O perfil do fã de skate brasileiro

A pesquisa do IBOPE Repucom apontou que 74% dos entrevistados têm interesse no skate. São 81,8 milhões de brasileiros, o que equivale aproximadamente à população da Alemanha. Destes, 47,7 milhões se identificam como fãs, um grupo engajado maior do que a população da Espanha. Os “superfãs”, que afirmaram ter muito interesse no skate, representam 17% da população on-line, o que representa 18,8 milhões de brasileiros maiores de 18 anos.

O estudo traçou ainda um perfil dos fãs brasileiros, seus hábitos de consumo e suas relações com as marcas que patrocinam competições e atletas da modalidade. Entre os entrevistados que se declararam fãs de skate, 52% são homens, na faixa etária dos 18 aos 29 anos (35%) e concentração de renda 18% maior em relação à média da população.

No que tange a prática de esportes, 88% dos fãs de skate se identificam como adeptos de alguma modalidade, enquanto na população geral a adesão é de 75%. O estudo destaca a afinidade natural de prática de skate, surfe e esportes radicais, que é o dobro entre os fãs de skate em relação ao público geral. Entre os temas de maior interesse deste público estão Cultura Sneakerhead (afinidade 74% maior que a média), Arte Urbana (51%), Streetwear (56%) e Dança de Rua (62% superior à média).

Segundo Pedro Mesquita, os dados apontam grandes oportunidades na modalidade para marcas que tenham na cultura urbana e no estilo de vida ativo os pilares de suas estratégias. “A América Latina é o continente mais urbanizado do mundo. No Brasil, além da grande maioria da população concentrada nas cidades, a cultura urbana é influente e original, parte fundamental da identidade dos praticantes e fãs da modalidade. Marcas que querem reforçar sua conexão com esta tendência encontram no skate uma plataforma ideal, pois além da afinidade natural, é um público muito engajado com as marcas”, afirma.

Hábitos de consumo

Dos 47,7 milhões de brasileiros identificados como fãs da modalidade, 13% têm o hábito de acompanhar as competições presencialmente, um público potencial de 6,2 milhões de pessoas que frequentam as disputas e interagem diretamente com as marcas que as viabilizam.

Outros 45% dos fãs priorizam a TV por assinatura para acompanhar as transmissões da modalidade, uma adesão 25% superior à média do brasileiro. Isso reforça a importância do skate como plataforma de entretenimento e o alto engajamento de seu público. Os fãs de skate possuem hábito de consumo regular superior em todas as plataformas em comparação à população conectada no Brasil. 81% deles sempre utilizam o smartphone enquanto 72% o fazem em suas Smart TVs.

Outro fator que reforça o alto engajamento desse público é a sua relação com as marcas patrocinadoras da modalidade. Entre os fãs de skate, 57% se declaram fiéis aos patrocinadores que apoiam o skate, ante 45% entre a população conectada. Quando perguntados se escolheriam uma marca patrocinadora em detrimento de outra que não patrocina, 61% responderam que sim, enquanto apenas 48% do público geral entrevistado optou pela resposta. Eles também são maioria entre os fãs que buscam se manter informados sobre as marcas patrocinadoras, 65% ante os 50% dos demais entrevistados.

O interesse pelas marcas que apoiam o skate também têm alta conversão em consumo no Brasil: 67% dos fãs já compraram influenciados por marcas exibidas durante as transmissões, ante 52% do público geral. A pesquisa aponta ainda que 65% dos entrevistados compraram produtos esportivos oficiais nos últimos seis meses. Entre os fãs de skate, este percentual chega a 79%, índice 22% maior. Entre o público geral, 15% adquiriram produtos oficiais de skate nos últimos seis meses. Entre fãs da modalidade este índice é de 27%. A pesquisa apontou ainda que o gasto médio dos fãs é superior ao da população em todos os cenários de consumo de artigos esportivos.







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