Recentemente, diversos países abriram as fronteiras para que turistas brasileiros totalmente imunizados contra a Covid-19 possam viajar e visitar. Então se ficou alguma dúvida sobre quais os países abertos para os brasileiros, aqui você encontra uma lista completa e atualizada com todos os destinos na Europa.
+ Quais os países abertos para os brasileiros? Confira lista completa das Américas
+ 6 destinos para viajar com o seu cachorro pelo mundo
+ De Touros ao Preá, conheça o fascinante trajeto de 500 km do Sertões Kitesurf
Atualmente, são mais de 100 países com fronteiras abertas para os brasileiros. É importante lembrar que, antes de preparar o seu roteiro e reservar a viagem, é sempre bom confirmar as informações atuais diretamente nos sites governamentais, já que as mudanças podem ocorrer a qualquer momento.
Países abertos para brasileiros na Europa
Albânia
Atualizado em 06/10/2021.
Exigências:
- Certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada;
- RT-PCR até 72h e teste de antígeno realizado 48h antes do desembarque;
- Certificado de recuperação de covid-19 há no máximo 6 meses antes da chegada.
Alemanha
Atualizado em 06/10/2021.
Viajantes brasileiros que já foram completamente imunizados com as vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen estão autorizados para visitar a Alemanha a turismo, sem restrições de entrada.
É possível encontrar todas as últimas regras no site da Embaixada.
Crianças menores de 12 anos e ainda não foram imunizadas poderão entrar acompanhadas dos responsáveis completamente vacinados.
Bélgica
Atualizado em 06/10/2021.
Exigências:
- Estar completamente vacinado há pelo menos 14 dias com um um dos imunizantes Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield) ou Janssen;
- Menores de 18 anos acompanhados por responsáveis completamente imunizados estão isentos de apresentar o comprovante de vacinação, mas devem realizar um teste RT-PCR negativo feito em até 72h antes da viagem (menores de 12 anos isentos);
- Preencher o formulário Public Health Passenger Locator Form e enviá-lo de forma eletrônica até 48h antes de chegar na Bélgica.
Espanha
Atualizado em 06/10/2021.
Desde 24 de agosto, brasileiros vacinados há 14 dias com esquema vacinal completo podem entrar na Espanha. Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas: AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer.
Todos os maiores de 12 anos precisam estar vacinados. Já crianças até 11 anos precisam apenas estar acompanhadas de um adulto vacinado.
França
Atualizado em 06/10/2021.
A França está com as fronteiras abertas aos brasileiros vacinados com algum desses esquemas: duas doses de AstraZeneca; duas doses de Pfizer; dose única da Janssen; dose de AstraZeneca + uma dose de Pfizer; duas doses de Coronavac + uma dose de Pfizer
As versões brasileiras da AstraZeneca (Covishield, Fiocruz) são aceitas.
A dose de reforço da Pfizer deve ser tomada pelo menos quatro semanas depois da segunda dose da Coronavac. Quem tomou duas ou três doses pode viajar 7 dias depois da última dose. Mas quem tomou a dose única da Janssen só pode viajar depois de 28 dias de vacinado.
No entanto, para entrar em museus, atrações turísticas, restaurantes e andar de trem, é preciso emitir um passe sanitário.
Holanda
Atualizado em 06/10/2021.
A partir de 22 de setembro brasileiros vacinados (incluindo Coronavac) poderão entrar na Holanda sem precisar fazer quarentena na chegada.
Exigências:
- Ter tomado há mais de 14 dias a segunda dose da vacina (Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer) ou há 28 dias a dose única da Janssen
- Fazer teste RT-PCR 48 horas antes do embarque ou teste de antígeno 24 horas antes do embarque
- Preencher o formulário de saúde para viajantes
Irlanda
Atualizado em 06/10/2021.
Desde 25 de setembro brasileiros vacinados com aprovadas pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos) não precisam fazer quarentena ao chegar (Coronavac está de fora dessa lista).
Jovens entre 12 e 17 anos precisam apresentar RT-PCR negativo colhido até 72 horas antes do embarque. Crianças até 11 anos estão dispensadas do teste.
Exigências:
- Pfizer: entrada liberada 7 dias depois da segunda dose
- Janssen: entrada liberada 14 dias depois da dose única
- AstraZeneca/Covishield/Fiocruz: entrada liberada 15 dias depois da segunda dose
- É preciso também preencher o formulário Passenger Locator Form.
Islândia
Atualizado em 06/10/2021.
A Islândia está aberta sem necessidade de quarentena a turistas de todas as nacionalidades que tenham tomado duas doses de alguma vacina aprovada pela EMA ou pela OMS. São elas: AstraZeneca (incluindo Covishield), Janssen (Johnson & Johnson), Moderna, Pfizer, Sinovac (Coronavac) e Sinopharm.
Brasileiros vacinados com a segunda dose da AstraZeneca, da Pfizer, da Coronavac ou com a dose única da Janssen já podem viajar. É preciso certifiar-se de que o país da conexão permite trânsito internacional. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Reino Unido permitem.
Portugal
Atualizado em 06/10/2021.
Portugal reabriu as fronteiras para todos os viajantes brasileiros no último dia 1º de setembro e atualizou as regras em 18 de setembro.
Exigências:
- Quem já tiver esquema vacinal completo com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen (vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos) está dispensado do teste.
- Viajantes brasileiros acima de 12 anos que não completaram sua vacinação ou se vacinaram com Coronavac precisam apresentar teste negativo RT-PCR (feito até 72 horas antes do embarque) ou antígeno (feito até 48 horas antes do embarque).
- Janssen: entrada liberada apenas 14 dias depois da dose única.
Suíça
Atualizado em 06/10/2021.
Brasileiros que já tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina aprovada pela OMS – Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca, Sinovac (a nossa Coronavac) e Sinopharm – podem entrar na Suíça sem quarentena. Não há exigência de intervalo entre a segunda dose e a entrada na Suíça.
Exigências:
- Desde 13 de setembro será exigido teste negativo PCR (válido por 72 horas) ou antígeno (válido por 48 horas) para entrar em museus e restaurantes fechados.
- Visitantes de fora da Europa poderão fazer exames gratuitos em laboratórios indicados pelo governo suíço.
- Não é necessário apresentar teste para frequentar hotéis, lojas, andar de trem ou consumir nas áreas externas de bares e restaurantes.